Produtor paranaense precisa se atentar às distâncias legais para aplicação de defensivos
Podcast
Produtor paranaense precisa se atentar às distâncias legais para aplicação de defensivos
DownloadO Paraná possui uma legislação estadual de 1985 que preconiza algumas distâncias de segurança que devem ser observadas no momento das aplicações de defensivos entre as áreas que recebem os produtos e outras localidades como residências, escolas e pontos de concentração de pessoas.
A recomendação da Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná) é que os produtores do estado busquem orientação junto aos seus agrônomos para se enquadrar nas normativas e fiquem atentos as diferenças que podem existir em alguns municípios.
Isso porque, alguns municípios paranaense possuem legislações próprias à esse respeito, e nestes casos, as distâncias de segurança são ainda maiores. Para saber se sua localidade possui uma normativa específica, o agricultor deve buscar auxilio junto as Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura de cada região.
Para o analista de desenvolvimento técnico da Ocepar, Jhony Möller, além da distância regulamentar, outros itens também precisam ser cumpridos para garantir a segurança e eficiência das aplicações de defensivos como a regulagem correta dos equipamentos em pressão, velocidade e escolha correta dos bicos, e condições climáticas como velocidade do vento e umidade relativa do ar.
Confira a entrevista completa com o analista de desenvolvimento técnico da Ocepar no vídeo.
0 comentário
Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil