Programa que integra iniciativa privada e instituições de ensino habilita pequeno produtor a produzir com mais eficiência
Podcast
Entrevista com Alexsandro Mastropaulo sobre o Programa Prospera da Corteva Agriscience
DownloadO programa Prospera, iniciativa da Corteva Agriscience, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco e escolas técnicas vem mudando a realidade do mini e pequeno agricultor da região. De acordo com o líder do programa Alexsandro Mastropaulo, desde 2017 o projeto leva a estes produtores conhecimento de técnicas e produtos para aumentar a produtividade nas lavouras de maneira eficaz e sustentável.
Ele explica que a parceria com a universidade veio da necessidade de unir os conteúdos teóricos e técnicos, o conhecimento que os alunos precisavam ter, e o saber que ambos precisavam levar para o produtor. Um dos exemplos dados por Mastropaulo é sobre ensinar o produtor a aplicar herbicida. "Quando vamos com o Prospera com o produtor para a lavoura, mostramos a aplicação de um herbicida com uma dose pequena, e ele vê os resultados.
O agricultor, por exemplo, utiliza o herbicida sem técnica, com temperatura acima dos 30 graus, vento, e não funciona. Aí ele aumenta a dose do produto, muito maior do que deveria e precisaria usar" conta. Com as informações corretas, é possível mostrar que a ponta do aplicador tem vários tipos, é preciso escolher o adequado, observar a temperatura para não haver evaporação e evitar o vento para o produto não ser dispersado. "O produtor quando está bem informado, ele usa as melhores práticas na agricultura, práticas mais sustentáveis, produtos melhores e mais eficientes", o que diminui custos de produção e aumenta produtividade.
CONHECIMENTO GERA CONHECIMENTO
Segundo Mastropaulo, o produtor que participa do programa acaba virando um multiplicador dentro da comunidade e até um exemplo para os demais produtores. "Com o desenvolvimento da lavoura na comunidade, os vizinhos começam a ser atraídos por isso, e o produtor que aderiu ao treinamento acaba compartilhando essas técnicas com o vizinho, que pode no ano seguinte também participar. Esse produtor acaba sendo visto na comunidade rural como uma pessoa que está fazendo algo diferente dos outros, projeta o próprio crescimento e influencia na prosperidade da região onde está inserido", afirma.
Com a aplicação do que é aprendido nos treinamentos do Prospera, segundo o líder do programa, vem também a possibilidade de uma mudança de mentalidade de que é preciso sair da agricultura apenas de subsistência e ter um olhar macro, pensando em segurança alimentar e no futuro do mundo com população maior. "A agricultura familiar no Brasil é responsável por 80% da produção, mas ainda é de baixo rendimento, para se auto sustentar, e precisamos mudar esse cenário", disse.
SEMANA DE AGRONOMIA
Entre 18 e 22/11, acontecerá no Centro de Ensino de Ciências Agrárias (Ceagri I) da Universidade Federal Rural de Pernambuco a primeira Semana de Agronomia, em parceria com a Corteva Agriscience, com o tema “A importância da Agronomia no desenvolvimento do país”. A inscrição e programação completa pode acessada aqui.
A Semana da Agronomia será aberta ao público, abrangendo alunos, professores, produtores rurais, e empresas relacionadas ao setor agropecuário. O evento consistirá em uma semana inteira de palestras, feira, minicursos e viagens técnicas.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC