Depois da seca, chuvas fortes... E a pior das perdas: a erosão!
A produção da safra de verão no Brasil vive um cenário no qual estão ocorrendo perdas provocadas pelas chuvas e pela ausência delas. Mas existe ainda uma outra perda que se espalha pelas lavouras, que é a de solos produtivos.
Sendo assim, Afonso Peche, pesquisador do IAC e PhD em solos, conversou com o Notícias Agrícolas para destacar a importância dessas perdas e o impacto que elas geram para a produção.
Quando a gente fala em solo produtivo, como lembra Peche, a gente fala em um solo que já foi trabalhado pelos produtores. É um produto com alto investimento. Logo, a agricultura precisa ser mais conservacionista, no sentido de entender que aquilo é um patrimônio.
As erosões, destaca o pesquisador, não são um problema de hoje. Assim, o agricultor precisa se dedicar à conservação de solos para que a sua área não fique fragilizada. É uma questão biológica - a degradação das terras é um custo a ser pago pelo próprio produtor.
Para Peche, seria necessário o trabalho em campanhas para que essas práticas fossem realizadas no campo - de preferência, durante o inverno, antes do plantio começar, efetivamente.
Assista a entrevista completa no vídeo acima.
E veja ainda a entrevista de Aleksander Horta com a especialista Marie Bartz:
>> Mesmo com plantio direto, a estiagem arrasou lavouras no PR. O que falhou?
0 comentário

Brasil livre da febre aftosa traz desafios para a defesa agropecuária, avalia Anffa Sindical

Sebrae no Pará impulsiona R$ 9 milhões em negócios com agricultura familiar no estado

Índia reduz imposto de importação sobre óleo vegetal

Centenas de produtores rurais seguem mobilizados no RS, após voto do CMN "trazer mais frustração do que alívio"

CMN autoriza prorrogação de dívidas para produtores rurais gaúchos

ANDA debateu regulamentação de bioinsumos