SÃO PAULO (Reuters) - A Bolsa Brasileira de Mercadorias anunciou nesta quarta-feira o lançamento de novos indicadores de preços para o café, arroz, milho, soja, trigo e feijão, juntamente com o aplicativo de compra e venda de produtos e serviços agrícolas, o Bolsa App.
Os números usados pelos indicadores serão coletados nas principais praças produtoras e fornecidos por corretoras parceiras da bolsa, que já atua no mercado de algodão.
"A Bolsa Brasileira de Mercadorias acredita na sua contribuição ao mercado agrícola brasileiro com o fornecimento de informações reais e de qualidade sobre os valores praticados nas praças formadoras de preços agrícolas no Brasil", disse o diretor da bolsa, Cesar Henrique Costa, em comunicado.
Segundo a instituição, a BBM conta atualmente com um quadro associativo de mais de 130 corretoras, a maior rede de corretoras de mercadorias do país.
Os preços dos indicadores serão divulgados de segunda-feira à sexta-feira, às 17h, no site da bolsa.
"Um dos diferenciais dos indicadores de preços agrícolas da Bolsa, é que as informações são divulgadas no mesmo dia da coleta", informou a instituição em nota.
Os indicadores de preços referem-se às principais praças produtoras do item pesquisado, considerando o preço pago ao produtor rural (FOB) e, em alguns casos, considerando, inclusive, o valor do frete das praças (posto nas fábricas, ou, em portos).