Minha esposa sabe que meu primeiro amor é o plantio direto, brinca H. Bartz
Durante o Congresso Mundial de Ciência do Solo, o Notícias Agrícolas conversou com o produtor Herbert Bartz, de Rolândia (PR), que foi o introdutor do plantio direto no Brasil.
Ele brinca que o seu primeiro casamento é com o plantio direto. "Minha mulher não tira da cabeça que ela é a outra", conta o produtor.
Bartz se diz surpreso em observar como a sua primeira iniciativa trouxe um resultado geral para o sistema de plantio do Brasil, ao mesmo tempo em que a pesquisa de órgãos como a Embrapa trabalha para solidificar e evoluir esses resultados.
Contudo, ele visualiza que nada na vida é definitivo e que a situação atual com o plantio direto e a agricultura de precisão tende a evoluir para aumentar a competência dos produtores. Ele também salienta a necessidade de ter uma boa gestão desses sistemas produtivos para se obter sucesso.
Por fim, ele também comenta o fato de o Brasil conseguir transformar um tipo de solo improdutivo, como o solo do Cerrado, em solo de alta capacidade produtiva, visualizando que países africanos que possuem o mesmo ecossistema ainda podem fazer o mesmo e ampliar a produção de alimentos no mundo.
6 comentários
T&D - Íntegra do programa de 25/12/2024
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024
Marcelo Waihrich Passo Fundo - RS
Lembro muito das palestras do sr. Herbert Bartz , mas tambem do Nonô Pereira e do Carlos Crovetto (Chile) .Esse trio fez com que o plantio direto chegasse onde chegou. Parabens aos três.
carlo meloni sao paulo - SP
Sr Bartz ensina ao sr JB Olivi o segredo da cor dos cabelos...
carlo meloni sao paulo - SP
Antes do plantio direto so' podia-se plantar em solo com declividade maxima de 10%... -
João Alves da Fonseca Paracatu - MG
Meu ídolo (Herbert Bartz), junto com o Paulinelli, mereciam uma estátua em tamanho natural na praça dos três poderes em Brasília..., se somos o que somos no agronegócio, tudo começou com eles... Todo brasileiro deveria reverência-los... Saudações mineiras, uai!
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
Sr. João Batista, você sabe que não basta ser pioneiro... Tem que ser PROTAGONISTA... Tomemos o seu exemplo, com a criação do site Notícias Agrícolas.., além do pioneirismo, o site é protagonista nas coberturas de eventos ligados ao agronegócio e, muitas outras ações que movimentam as ideias sobre o setor.... Ouvi de uma pessoa muito sábia que o brilho nos olhos de uma pessoa quando agradece por alguma ajuda que você prestou a ela, não tem dinheiro que pague. Inclusive esse brilho é a energia vital que move "senhorinhos 6.0" em empreitadas sem fim... PARABÉNS ! AO ENTREVISTADO & ENTREVISTADOR !
Dalzir Vitoria Uberlândia - MG
Dias atrás postei neste espaço após algum Dr.ter se manifestado que só poderiam emitir opinião sobre assuntos técnicos os de diproma siooo..pois e olha quem idealizou o cultivo mínimo...nome dado ao plantio direto..por isto citei que DIPROMA NOM INCURTA OREIA DE NINGUÉM...está ai uma mostra do que escrevi..parabéns ao produtor de Rolândia...