Com o fim da obrigatoriedade do imposto sindical, sindicatos patronais se deparam com uma queda importante na arrecadação
Publicado em 08/06/2018 15:08
Sem recursos, assistência ao produtor pode ficar comprometida
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
2 comentários
Índia eleva importações de óleos vegetais à máxima em 4 meses, dizem comerciantes
A gigante do comércio de commodities Cargill planeja cortar cerca de 8.000 empregos
Confira o fechamento do mercado e as notícias que influenciaram na formação dos preços nesta segunda-feira
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Seguro Rural, Bioinsumos, Produtores Franceses, Gergelim e Paraguai
Agro e Prosa Episódio 899 - Balanço geral da COP29
ARP#366 - Sustentabilidade e desafios da agricultura no Brasil
elcio sakai vianópolis - GO
...que se adequem os sindicatos mais eficientes, e que fechem todos os restantes ineficientes...
Não vejo dificuldades em os Sindicatos se manterem com o custeio dos associados...
Mas na minha visão não justifica manter o Sindicato aberto para prestar apenas serviços se Não tiver representação superior . O Sindicato tem como atuar nas esferas regionais, mas a níveis de Estado e União, se torna presa fácil .
O que é preciso é moralizar as Federações é Confederação, e isso só será possível se o Produtor Rural Participar ativamente.
Portanto o Sindicato sozinho não vai a lugar algum . Será uma simples entidade .
Será justo Sr Élcio, se meia dúzia continuar a pagar o sindicato para representar toda uma categoria? Não sou a favor da CNA nos moldes que está aí, mas precisamos pensar melhor se acabar com o sindicato não será um tiro no pé???, e só ver o embrulho que virou o frete..., seria melhor todos pagarem um mínimo ao sindicato e participar... exigir do sindicato mais atuação em representar a classe.
Sr. Edmilson, ... PARABÉNS !!!... Vejo que o Sr. é um sindicalista de primeira grandeza. Acredito que as suas experiências vividas com relação à sua região e o sindicalismo tenham sido frutíferas, daí a sua defesa. ... O Paraná é um Estado onde os proprietários rurais são em sua maioria pequenos e médios.... Sua região é resultado da colonização com pessoas vindas de regiões mais ao Sul do país. ... A cultura, ou melhor, os hábitos desses primeiros colonos é a raiz da cultura atual. Isso é resultado do berço, onde as famílias se fortalecem e, a sociedade define suas leis sociais da comunidade. Veja que a família e a religião são forças importante de coesão. Infelizmente não todos os municípios paranaenses que têm essa identidade semelhante a Palotina. ... A força do seu município é a produção agrícola e, que serve de matéria-prima para agregar valor em outros elos da cadeia como a CVale e outra empresas transformadoras. Enfim ... OS HÁBITOS SÃO OS MEIOS QUE LEVAM AOS FINS !!!
Sr. Paulo, a minha preocupação está na nossa representatividade , com relação a todos os ataques que está classe de produtores sofrem diariamente , por setores que basicamente são sustentados pelo Agro .
E tenho acompanhado e observado que os produtores estão se isolando e cobrando ações dos Sindicatos , Federação e Confederação para que resolvam os Problemas .
Mas com a falta de participação na nossa base , temos a cada dia " Políticos Pilantras e Representes da Classe cada vez menos comprometidos com a real necessidade , pois não são cobrados diariamente e com responsabilidade .
O que vejo é muitos produtores copiarem o que alguns falam e isso serve para todas as entidades .
Em nossa região oeste do Paraná , somos os maiores na diversificação na produção de Proteina Animal ( frango , suíno. Peixe e leite) isso requer muita representação pois envolve muita gente .( Ex. Greve dos caminhoneiros ,no início apoiamos depois saiu do controle ) o que fizemos de imediato , retiramos em público o nosso apoio se não tivéssemos uma Organização comprometida nada disso seria possível .
Sr. Paulo uma organização Sindical ou outra nomenclatura é necessária, mas com muito comprometimento e só assim vamos dar exemplo a estes políticos que causaram tanto estrago no Brasil .
Colocando em Guerra duas classes que são a base da economia -- O Produtor Rural e o Profissional do Transporte, sem estes acabou o Brasil ....
Fiscais vão na minha fazenda todo ano, até hoje nenhum sindicalista foi na minha fazenda..., o sindicato infelizmente não me representa...
Sr. Edmilson, penso, todas as classes são importantes, pois são "engrenagens de uma máquina" e, se uma falha, a máquina não irá trabalhar a contento. ... Quanto à "organização"... Essa é a "engrenagem" que, por falta de hábito, ela não se faz presente em muiiiittos municípios desse nosso BraZilZão... Vão algumas gerações para que possamos chegar, mais ou menos, na metade dos municípios brasileiros... Antes de abrirmos sindicatos, devemos ter "raízes" de convivência comunitárias... Com isto, representados vão, de imediato, barrar psicopatas populistas, para serem seus representantes. Tipo: Presidentes de Sindicatos, Federações & Confederações que são reeleitos "ad eternum"... Esse é o "Status quo", que discordo totalmente, ou seja, esse hábito, no meu entendimento, deve ser o primeiro a ser "deletado" de nossa "cultura".
Sr.Paulo, concordo sem dúvida sobre a necessidade de renovação de líderes das entidades... Quanto a situação do sr. Elcio, dependendo de cada situação, fiscais são para fiscalizar... o Sr. É sócio participativo do seu Sindicato ou alguma Associação de produtores, é dever e função do Sindicato auxiliar o produtor em caso de abuso de entidades fiscalizadoras... Para isso é preciso que o Sindicato seja atuante , comprometido e que tenha um bom relacionamento é conhecimento do Agronegócio de sua região.
Faço parte de um programa de sustentabilidade para agricultura, visando a propriedade estar de acordo com normas da ABNT e Código Florestal..., quem vocês acham que estão me assessorando, o Sindicato Rural ou uma firma idônea? O sindicato ficou tão desfocado de sua causa (assessoria aos produtores), que firmas como a CARAMURU estão assumindo obrigações que antes eram dos sindicatos... Esta é apenas uma situação, por isso que falo que sindicato não me representa. Esses modelos de vários sindicatos, só serve pra inflar mais a quantidade..., se querem ser mais eficientes, que se fundem uns aos outros pra atender uma certa região e melhorem o seu serviço prestado.
Sr. Edmilson, sou SÓ... um velho matuto...
Vladimir zacharias Indaiatuba - SP
Com todo respeito à posição da presidente do Sindicato de Luis Eduardo Magalhães, eu concordo com alguns pontos porém discordo da maioria deles... Ninguém melhor do que os produtores da base para avaliar os benefícios recebidos através dos sindicatos e decidir se devem ou não, voluntariamente contribuir com os mesmos, da mesma forma que espontaneamente contribuem com centenas de associações rurais espalhadas pelo país.
Os sindicatos que a vista de suas bases forem merecedores de apoio financeiro, a qualquer hora podem conseguir de variados modos que não o boleto da CNA. Ninguém melhor do que a base para distinguir a minoria dos produtores que se entregam ao trabalho de classe por acreditar na cooperação, daqueles que se aproximam dos sindicatos visando uma carreira politica Por fim concordo que os produtores com bons princípios terão uma árdua tarefa de reerguer a cooperação classista, começando praticamente do zero no objetivo de reconquistar a confiança perdida por anos de desmandos de toda natureza que culminaram com o triste desdobramento do comportamento da senhora Katia Abreu a frente do suposto órgão máximo de representação rural a CNA.Me preocupa a "desagregação" da classe,... já é passada a hora da reinvenção dos Sindicatos Rurais... assistência a produtores? A maioria com os quais converso, não enxergam este assistencialismo... realmente a tarefa será árdua.... embora a política seja necessária, não pode-se perder o foco e nem tornar-se "cabide" de carreiras políticas....
Entendo a preocupação da Presidente do Sindicato de LEM e suas justificativas... o grande problema o fato deste entidade levar o nome de Sindicato, que, no Brasil, virou uma forma de se ter dinheiro fácil.
Mas os produtores precisam entender e diferenciar ... existem Sindicatos e Sindicatos... e entendo que, sem esta representação, seremos alvo fácil....
Mas é preciso que haja a participação dentro dos Sindicatos, para que estes, por sua vez, atuem mais forte dentro da Federação e Confederação .. Precisamos avaliar melhor e discutir a sobrevivencia dos sindicatos dentro da entidade local .
Acredito que deva prevalecer o bom senso: A união de sindicatos,associações e sociedades em apenas uma entidade. Mas duvido que isso aconteça. Só se apagarmos as fogueiras das vaidades. Além, é claro das contribuições obrigatórias.