Este é o lavrado, uma imensidão de terras em Roraima, à espera da soja
Com grandes áreas para expansão, Roraima se torna uma boa oportunidade para produtores que querem avançar no agronegócio. Em anos passados o estado sofria com problemas de regularização de terra, mas, recentemente o governo liberou a legalização de mais de 4 milhões de hectares de cerrado.
Para a governadora do estado de Roraima, Suely Campos, a regularização poderá aumentar em até 50% a área destinada para a soja no estado, contou em entrevista ao Notícias Agrícolas.
Localizado em uma posição estratégica, de fácil acesso ao escoamento da produção, a região também permite redução de custos. Conforme ressalta o analista de mercado, Vlamir Brandalizze, até 2020 o mundo precisará aumentar sua produção em 3 bilhões de toneladas de alimentos, e Roraima tem se mostrado uma boa oportunidade para quem deseja investir.
"Estou vendo aqui o que foi o Estados Unidos anos atrás, mas o diferencial é que estamos no século XXI onde as tecnologias tornam mais fácil a exploração", destaca Brandalizze.
E apesar da produção ainda tímida [em relação as demais regiões do país] o analista diz acreditar que nos próximos 5 anos o estado possa saltar para uma área de soja de 500 mil hectares.
8 comentários

Proposta simplifica processo para regularizar propriedades rurais em faixas de fronteira

Água pode virar nova frente em negociações comerciais do México com os EUA

Comércio entre EUA e China pode diminuir em até 80%, diz OMC

CORREÇÃO-Wall Street salta após Trump anunciar pausa de 90 dias para tarifas

Trump reduz temporariamente tarifas para maioria dos países, mas as eleva para China

Trump eleva novamente tarifas sobre China e parece fazer uma pausa para outros países
RUBENS boa vista - RR
E onde esta sendo produzido o segundo melhor algodão do mundo? adivinha???!
RORAIMA!!!!. e pra quem diz que o produto não tem saida, só temos três Porto, o de Manaus, o de Georgetown Guiana e Venezuela..., então pra quem taí no sul, e pensa que o mundo só é o sul do Brasil, digo que está muito enganado! são pessoas que não tem visão de Futuro. AHHH.... TEM OUTRA COISA, OURO E DIAMANTE, UMAS DAS MAIORES RESERVAS MINERAIS DO BRASIL, E O NIÓBIO, A MAIOR RESERVA DO MUNDO......então esse é meu recado para os críticosMe diga quem são os vizinhos e te direi quem es!
Não é "vizinhos" e sim "amigos"...
paulo e. Santo Ângelo - RS
Gostaria de respostas às seguintes perguntas: Regularização fundiária em Roraima ? Compra-se do Estado ou de terceiros ? Valor do hectare ?
Também já estive por lá. Visitei a cooperativa falida. O calcáreo vem do Pará. Uma semana de balsa e mais 900 km de carreta de Manaus. Documentos como conhecemos , escritura, matrícula, registrado em cartório, não tinha. Tem posse .
O solo é muito argiloso. Muito mesmo. Acredito que tem que subsolar regularmente. Visitei um escritório do Ibama, pra perguntar se poderia plantar soja por lá. O funcionário me disse que aquelas terras planas e quase sem árvores, com uma grama rasteira, é um tipo de bioma único no Brasil, e que aquele órgão não aprovaria exploração agrícola. Talvez hoje seja diferente. estou falando de 8 anos atrás. Roraima seria um excelente local se a Venezuela fosse um país estável. Lá tem calcáreo, os insumos poderiam vir por lá, e o mais importante, seria um grande comprador dos produtos produzidos. Vale a pena gastar a passagem para conhecer. Só digo pra tomar cuidado com os documentos da terra. Sugiro visitar o instituto de tarras de lá, e mostrar os documentos da área. Eles podem dizer se é bom ou não. Tenha um bom advogado para checar estes documentos, que seja de sua total confiança. Tenho certeza que é de interesse do governo do estado que agricultores plantem as terras. O desenvolvimento é garantido.
Obrigado pelas considerações .
BOA TARDE , MARCO. O senhor tem propriedade no AP / Caso tiver., comente sobre a safra de lá. Como foram as produtividades e como esta á respeito da soja louca que existe lá . ABRAÇOS.
GEORGE TREMEA Nonoai - RS
Estive em Roraima, e fiquei com muito interesse nessas áreas, com certeza vai crescer muito rápido!
http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-brasil-real-e-o-da-narrativa,10000074056
Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS
Acredito q deva ter varias oportunidades em Roraima e vontade de expandir todo mundo tem.O problema é coragem pra encara uma mudança tao grande,principalmente quando tem familia,mulher,filhos.Pra começo de conversa é uma região q c chega somente de barco ou avião e aqui no sul nao estamos acostumado com essa bagunça de documentos(títulos,posse,etc..).Acredito q seja bem mais fácil pro pessoal do centro-oeste uma mudança para uma região dessas.
Com certeza os produtores que estao indo pra Roraima estao acreditando na regularizaçao fundiaria. E os produtores que chegam em RR sao aqueles com perfil diferente.
Quem for para Roraima vai ter que passar em Rondonia, estado em que a soja esta em franca expansao, já possui um porto preparado para exportar, sistema de armazenagem em construção, presença das multinacionais Cargill,Amaggi , alem da acentuada presença de sulistas e oriundos do sudeste brasileiro, ja afeitos a produção agropecuaria.
Soja Roraima No GMO abre UE,lay out projeto venda porta porta 30dd determinou sucesso CARGIL e BUNGE ctc Gil 34 658 663 594 barkeyespania@gmail.com
Luiz de Santana Junior Aracaju - SE
Parabéns à Governadora Suely Campos, vê-se que a Sua Excelência tem atitude, vontade de trabalhar, entendimento e sabedoria. Vivemos um momento não muito bom economicamente, mas vontade de acertar ( e vai acertar) é um ótimo começo.
Eraldo Jose Dutra Gil Santo Antônio da Patrulha - RS
Última fronteira agrícola...
Jacir Calminatti Dois Vizinhos - PR
Como serão negociados esses espaços (lavouras) em Roraima ? Serão vendidos pelo estado ou já está em mãos de terceiros?
Qual seria o valor do hectare hoje ? Abraços