Aumento da Cide na gasolina + inflação = apoio da CNA
Em uma reunião realizada na última quinta-feira (17), membro da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e a Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, estiveram com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, com objetivo de avançar e mostrar apoio às negociações para o aumento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina.
"A Unica (União das Indústrias de Cana de Açúcar) está envolvida nesta proposta por considerar que aumentando o preço da gasolina também aumento o preço do etanol e equilibra a margens das indústrias e produtores de etanol", explica o jornalista João Batista Olivi.
A Cide atualmente é de R$ 0,22 por litro do combustível. O tributo foi zerado em junho de 2012. Em janeiro passado, o Governo Federal anunciou a volta da cobrança, em vigor desde maio. A sugestão dos representantes do setor é elevar a Cide em 0,60 centavos por litro.
Para Olivi, a CNA não deveria estimular o aumento de tributo aos brasileiros, principalmente "porque um aumento no preço da gasolina irá impactar nos mais pobres", ressalta. Além disso, a elevação dos impostos implicaria em uma retração na atividade econômica que só agravaria a previsão de déficit de 30,5 bilhões de dólares prevista no orçamento da União em 2016.
Veja também:
» Para CNA, o aumento da CIDE, da chuva e a seca na Ásia em 2015 favorecem safra de cana-de-açúcar
5 comentários
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
Ações da Target caem 20%, com varejista dos EUA esperando estagnação das vendas na época de festas
Ucrânia dispara mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow contra a Rússia um dia após usar ATACMS dos EUA
Eduardo Basílio Uberlândia - MG
Como diria um compadre meu, aqui muita gente pensa assim: "eu sou contra qualquer aumento de impostos. Agora, se esse aumento de impostos me fizer ganhar algum dinheiro, sou muito a favor". É lamentável que cada setor só pense no seu umbigo. Continuamos no sal.
Manoel Fernando Scotto Gomes Arroio Grande - RS
Estas são as pessoas que nos representam..., estamos muito bem...
Salete carvalho Lavras - MG
Acho um absurdo a CNA não se posicionar a favor da agricultura... ao invés disso, apóia o aumento da CIDE justo na hora em que todos estão começando o plantio e precisando gastar mais combustível..., desde que a Kátia Abreu se aliou à Dilma perdemos a confiança nela.
Adilson R. Davi Matupá - MT
Se estes são os que podem nos defendem, imaginem como atuam os que querem nos quebrar!!
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
He! He! (risos)... Reitero... Reiterando: "ISSO NÃO VAI PRESTAR" !!!