USDA traz área de soja bem abaixo do esperado e de milho bem acima
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe os esperados números de área de plantio nos EUA e surpreendeu o mercado com dados bem abaixo das expectativas para a soja e bem acima para o milho.
A área de soja foi estimada em 32,38 milhões de hectares (80 milhões de acres), a menor desde 2013 e 10% menor do que a do ano passado. A expectativa do mercado era de 34,14 milhões, e em março, no relatório Prospective Plantings, a estimativa foi de 34,25 milhões. O levantamento mostra uma redução de área em todos os 29 estados pesquisados.
Para o milho, o número do USDA veio em 37,11 milhões de hectares (91,7 milhões de acres), 3% maior do que a área de 2018. O mercado esperava 35,07 milhões de hectares de área plantada com o cereal. Confirmada, a área apresenta um aumento de 3% em relação a 2018.
"A soja trouxe a surpresa do relatório com essa área, abaixo de março e das expectativas do mercado. Os produtores já estavam desistindo da soja, querendo desesperadamente ter seu milho plantado", disse o economisata chefe de commodities da INTL FCStone.
A área de trigo foi estimada pelo USDA em 18,45 milhões de acres, em linha com os 18,48 milhões esperados pelo mercado. Em março a estimativa do departamento foi de 18,52 milhões. Esta é a menor área cultivada com o grão desde o início dos registros, em 1919.
REAÇÃO DO MERCADO
Com as surpresas do relatório, as reações do mercado em Chicago foram imediatas. Por volta de 13h15 (horário de Brasília), as cotações da soja subiam entre 9,75 e 11,25 pontos, com o agosto de volta à casa dos US$ 9,03 por bushel. Já no milho, as baixas eram intensas e variavam de 11,25 a 12,75 pontos, com o dezembro valendo US$ 4,37.
3 comentários
USDA informa vendas de soja, farelo e óleo nesta 2ª feira (18)
USDA traz embarques semanais de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
USDA indica exportações de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
Soja & Milho: USDA traz cortes significativos nas estimativas de produtividade e produção 24/25 dos EUA
USDA informa novas vendas de soja e milho nesta 6ª feira (8)
USDA deve cortar números das safras de soja e milho dos EUA, apontam expectativas
Elton Szweryda Santos Paulinia - SP
Interessante, o " mercado " tem muitos palpites, fofocas, intrigas, etc. Afinal é um jogo, mas fica esperando o Usda, e quando o Usda contraria o tal mercado, este mostra-se contrariado, porque apostaram errado, sentindo seu proprio veneno!!
WELLISTON FRANK TEIXEIRA DOUTOR CAMARGO - PR
É preciso ver a qualidade da área de milho plantada e não a quantidade. O desenvolvimento da safra americana está comprometido pelo atraso no plantio -- devido ao excesso de chuvas -- e o verão, que deve ser um pouco mais frio que de costume esse ano por lá. Aqui no Brasil, muitas regiões produtivas terão perdas acima de 30% devido à estiagem do mês de Abril.
Andre Luis Mariani
Mercado volátil..., baixam o milho (como se a produtividade americana estivesse intacta) e sobem a soja (como se o estoque mundial estivesse na média), commodities agrícolas tinham que ser comercializadas com menos especulação !
Isso é verdade. A especulação muitas vezes atrapalha e distorce os fatos!
Estoque da soja batendo recorde, comercialização com a China travada e... ela dispara mesmo assim??!!....