EUA: Colheita perde ritmo no Corn Belt com excesso de chuvas
O ritmo da colheita no Meio-Oeste americano, que vinha registrando níveis recordes nesta temporada, pode diminuir um pouco nestes próximos dias em função do excesso de chuvas. Principalmente a metade norte do Corn Belt recebe volumes mais elevados e, em alguns pontos, os trabalhos de campo estão paralisados.
Em seu boletim semanal de acompanhamento de safras que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou no fim da tarde desta segunda-feira (1), a evolução da colheita da soja, na última semana, foi de 14% para 23% da área. O número ficou acima da média e do mesmo período do ano passado de 20%. O mercado esperava 28%.
No caso do milho, o percentual de área colhida passou de 16% para 26% e também superou 2017, quando eram 16%, e a média plurianual de 17%. Sobre o cereal, as expectativas dos traders eram de 25%.
Inclusive, como explicou o consultor de mercado Vlamir Brandalizze, da Brandalizze Consulting, parte das fortes altas registradas nesta segunda-feira (1) pela soja e pelo milho na Bolsa de Chicago - que passaram de 1% - foram motivas por essas adversidades climáticas.
Informações apuradas pela consultoria internacional Allendale, Inc. mostram que pelo menos os próximos 10 dias serão de chuvas intensas no cinturão.
Ainda assim, a consultoria afirma também que tal padrão climático, porém, não deverá trazer prejuízos à saúde, qualidade e produtividade dos grãos no campo, ao menos até estes momento. "A capacidade de colheita norte-americana continua alta com a frota agrícola renovada recentemente, por grande parte dos produtores do país", diz o boletim da ARC.
Estados como Minnesota e Wisconsin já reportam problemas com inundações e cheias. A tempestade tropical Florence, até a última semana, ainda dava sinais de sua passagem, também atrasando os trabalhos de campo em partes do Meio-Oeste americano. Em Minnesota já há decretado estado de emergência, como informa o portal internacional DTN The Progressive Farmer.
"Partes do sudoeste, do centro-sul de Minnesota e norte do Wisconsin receberam três vezes o volume de chuvas esperado para os últimos 30 dias", relata o meteorologista Paul Douglas ao DTN.
O mapa a seguir é do NOAA, o serviço oficial de clima do governo norte-americano e mostra os elevados acumulados de chuva esperados para os próximos cinco dias nos Estados Unidos.
Previsão de chuvas para os próximos 5 dias nos EUA - Fonte: NOAA
"Se o clima se confirmar como se mostra hoje nos próximos 7 a 10 dias, o mercado pode ganhar um pouco mais e o clima continuar sendo um fator positivo para os preços", explica Brandalizze. E os mapas trazidos também pelo NOAA para os intervalos dos próximos 6 a 10 e 8 a 14 dias mostram que as chuvas serão ainda intensas nesses dois intervalos de tempo.
Previsão de chuvas para os próximos 6 a 10 dias nos EUA - Fonte: NOAA
Previsão de chuvas para os próximos 8 a 14 dias nos EUA - Fonte: NOAA
0 comentário
USDA informa vendas de soja, farelo e óleo nesta 2ª feira (18)
USDA traz embarques semanais de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
USDA indica exportações de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
Soja & Milho: USDA traz cortes significativos nas estimativas de produtividade e produção 24/25 dos EUA
USDA informa novas vendas de soja e milho nesta 6ª feira (8)
USDA deve cortar números das safras de soja e milho dos EUA, apontam expectativas