USDA: Embarques de soja e grãos dos EUA estão mais lentos do que no ano passado
Os embarques semanais de soja, milho e trigo dos Estados Unidos ficaram dentro das expectativas do mercado. As informações são do último boletim divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportado nesta segunda-feira (28).
Na semana que terminou em 24 de dezembro, o país embarcou 1.402,756 milhão de toneladas, enquanto as projeções variavam de 1,3 milhão a 1,5 milhão de toneladas e contra 1.463,167 milhão da semana anterior. No acumulado da temporada, os embarques norte-americanos já totalizam 26.070,061 milhões de toneladas, volume menor do que o do mesmo período do ano anterior, de 29.427,087 milhões de toneladas.
Os embarques semanais de milho ficaram em 570,923 mil toneladas, menos do que as 718,888 mil toneladas da semana anterior. Enquanto isso, os traders esperavam algo entre 550 mil e 675 mil toneladas. Durante todo o ano comercial 2015/16, os EUA já embarcaram 9.120,880 milhões de toneladas, contra 11.608,109 milhões do mesmo período do ano anterior.
No caso do trigo, os embarques dos EUA foram de 305,472 mil toneladas, com as expectativas variando de 275 mil a 400 mil toneladas. Para o grão, o volume embarcado acumulado é de 11.757,444 milhões de toneladas, contra 13.505,075 milhões de toneladas.
1 comentário
USDA informa vendas de soja, farelo e óleo nesta 2ª feira (18)
USDA traz embarques semanais de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
USDA indica exportações de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
Soja & Milho: USDA traz cortes significativos nas estimativas de produtividade e produção 24/25 dos EUA
USDA informa novas vendas de soja e milho nesta 6ª feira (8)
USDA deve cortar números das safras de soja e milho dos EUA, apontam expectativas
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Interessante isso, quanto será que está o preço da soja nos portos, lá nos EUA? Se o Brasil aumentou a exportação e os EUA diminuiram, intuo que os preços aqui estão mais baixos que lá! Nos portos, considerando um preço de 80 reais, dá 9,60 dólares o buschel, aqui no Brasil. Chicago está 8,70 dólares o buschel para março,... vá entender!!! O que consigo entender é que, se o real continuar se desvalorizando, o preço em Chicago vai continuar caindo... o que é um perigo aos produtores brasileiros, pois existe o risco, bem real, de aumentos de juros Selic para conter a inflação; o governo pode tentar diminuir a inflação através da valorização do real, o que vai ser bem dificil, podendo afetar toda a cadeia de produção de grãos e causar diminuição das exportações com preços em dólar mais baixos.
Enquanto não for instituida a "Média Móvel" em todas as estatísticas mensais brasileiras assistiremos aos mais diversos impropérios sendo proferidos por economistas, jornalistas e politicos da hora, objetivando o emburrecimento para imbecilização por conveniência ou por ingenuidade do publico alvo.
O que é Média Móvel? Ela se aplica a eventos sujeitos à grandes sazonalidades e ademais a um país com enorme diversidade de locais de ocorrência. Exemplificando com Milho e Soja tecnicamente deveria ser calculado assim. Em final de Outubro deveríamos somar os ultimos 12 meses, expressando 1/12 avos como a média representativa. Em final de Novembro deveríamos somar os ultimos 12 meses, expressando igualmente 1/12 avos como a média representativa do novo período. Daí procede-se a análise de um resultado com o outro. Idem final de dezembro e assim por diante. Resultados bem consistentes são obtidos quando usamos os ultimos 60 meses e 1/60 avos como fatores de análise. qsq (Domo queríamos demonstrar).
E de preferencia média móvel ponderada, para limar os extremos, como nos dias em que sobe 50 ou 70 pontos e depois devolve tudo. Nesses casos os analistas sempre tem um motivo para a alta ou baixa e o produtor fica perdido, por exemplo, quando sobe bastante em um dia, as análises dizem: É a demanda, ou problemas climáticos, ou outro motivo, e o produtor fica na expectativa e com medo, e se subir mais?, ele se pergunta. Muitas vezes em poucos dias ocorre a devolução de todos os ganhos, e em alguns casos cai abaixo do preço que estava antes da alta, e muitos produtores com medo vendem, por isso o ditado que produtor gosta de vender na baixa!! A média móvel suavizaria essas oscilações e o produtor teria um parâmetro melhor na venda, pois sempre que a ocasião acima citada ocorre e o produtor tem obrigações e vende na baixa, não faltam analista para dizer,.. a soja esteve a tanto, não venderam por que não quiseram...
Uma pequena correção de erro de digitação, ... não faltam analistas... Aproveitando, para facilitar o entendimento, o parâmetro para venda seria: Acima ou abaixo da média. Telmo Heinen está certo.
Telmo obrigado ,, cresci mais um pouco,, a gente aprende ate' o ultimo dia de
vida.