Exportação de trigo da Rússia deve cair 6% em 2025/26, prevê consultoria
MOSCOU (Reuters) - A consultoria agrícola IKAR estimou nesta quinta-feira as exportações de trigo russo em 2025/26 em 41 milhões de toneladas métricas, em um cenário de base, abaixo das 43,5 milhões de toneladas esperadas na temporada atual, e as exportações de grãos em 52 milhões de toneladas.
Como resultado, a participação da Rússia no comércio global de trigo cairia para 20% na temporada de exportação de 2024/2025, de 25% na temporada anterior, acrescentou, enfatizando que o país continuará sendo o principal exportador de trigo do mundo.
Na temporada 2023/24, a Rússia exportou um recorde de 54,3 milhões de toneladas.
A agência disse que havia "uma incerteza recorde em relação à futura colheita das culturas de inverno no país para 2025", devido à falta de umidade no solo durante o outono.
Apesar da colheita menor este ano, a Rússia continuou a exportar um volume recorde de trigo em julho-dezembro de 2024, com as exportações chegando a 28,5 milhões de toneladas, de acordo com a IKAR.
Espera-se que as exportações russas desacelerem na segunda parte da temporada, devido às medidas do governo para restringir as exportações, como baixas cotas de exportação e altas taxas de exportação.
(Reportagem de Olga Popova)
0 comentário

Trigo/USDA: Vendas semanais para exportação das safras velha e nova dos EUA ficam dentro do esperado

Abitrigo anuncia novo presidente do Conselho Deliberativo

Trigo/Cepea: Semeadura avança lentamente no PR

Mar Negro pode conter o fornecimento mundial de trigo até 2026

Trigo/Cepea: Feriados reduzem liquidez; cotações seguem firmes

Primeiro carregamento de trigo desde a queda de Assad chega a Latakia, na Síria