Exportação de trigo do Brasil crescerá em 2024, aponta Anec
SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de trigo do Brasil deverá fechar 2024 com aumento de pouco mais de 200 mil toneladas na comparação com 2023, para 2,7 milhões de toneladas, de acordo com dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), divulgados nesta quinta-feira.
Os embarques em dezembro foram estimado em 436 mil toneladas, com queda de 24 mil toneladas ante o mesmo mês do ano passado.
Enquanto as exportações de trigo do Brasil deverão ter alta no ano, as importações brasileiras do cereal caminham para um salto em 2024, tendo avançado mais de 60% de janeiro a novembro, para mais de 6 milhões de toneladas, segundo dados governamentais.
Já a exportação de farelo de soja do Brasil deverá somar um recorde de mais de 23,1 milhões de toneladas, conforme sinalizado anteriormente, versus 22,35 milhões de toneladas em 2023, segundo a Anec. Os embarques em dezembro foram previstos em 2,1 milhões de toneladas.
A exportação de soja do Brasil foi estimada em 1,62 milhão de toneladas em dezembro, estável ante a projeção da semana anterior, mas com queda de mais de 2 milhões de toneladas na comparação anual, apontou relatório da Anec.
Com uma safra menor, o Brasil deverá fechar 2024 exportando 97,5 milhões de toneladas, versus um recorde de mais de 101 milhões em 2023.
A estimativa de exportação de milho brasileiro em dezembro também foi mantida em 4,1 milhões de toneladas, abaixo das 6,5 milhões do mesmo mês do ano passado, o que levará o país a embarcar em 2024 completo 38,3 milhões de toneladas, contra máxima histórica de 55,6 milhões em 2023.
(Por Gabriel Araujo e Roberto Samora)
1 comentário

Moagem de trigo no Brasil cresceu 3% em 2024, aponta Abitrigo

Província chinesa de Henan emite alerta de risco devido ao calor que ameaça a safra de trigo

Trigo/Cepea: Médias mensais são as maiores do ano

Trigo/USDA: Vendas semanais para exportação das safras velha e nova dos EUA ficam dentro do esperado

Abitrigo anuncia novo presidente do Conselho Deliberativo

Trigo/Cepea: Semeadura avança lentamente no PR
Paulo M Dias São Vicente - SP
de acordo com previsões mais acuradas vindas de operadores portuários que atuam nos portos brasileiros de embarque, se a previsão total de exportações de trigo em Dezembro chegar as 436.000 tons, o volume anual de exportação até o fim do período terá chegado aos 2.944.197 tons na comparação com 3.217.930 tons em 2023.
Fiquei intrigado,,, como o Brasil pode exportar TRIGO se nao e' autosuficiente?
Desconfio que esse trigo exportado esta' ligado a mutreta-Exporta para um pais vizinho e reimporta com alguma vantagem---Conheço muitas firmas do Parana que mexe so' na papelada o produto continua no Brasil e paga menos impostos,, nao e' so' trigo tem bombas hidraulicas etc