Egito ainda busca garantir 3,8 mi t de trigo importado até o final do ano, diz ministro

Publicado em 19/08/2024 11:47 e atualizado em 19/08/2024 14:08

Logotipo Reuters

CAIRO (Reuters) - O Egito continua confiante em garantir sua meta de cerca de 3,8 milhões de toneladas métricas de trigo importado até o final de 2024, por meio de uma combinação de licitações, compras diretas e acordos entre governos, disse um ministro na segunda-feira.

O comprador estatal de grãos do Egito, a Autoridade Geral para o Abastecimento de Commodities (GASC), lançou a licitação - que os comerciantes disseram ser a maior já realizada pelo maior importador de trigo do mundo -- em 6 de agosto.

"Ainda temos luz verde para entrar em negociações diretas para obter o melhor preço", disse o ministro do Abastecimento, Sherif Farouk, a repórteres na segunda-feira, acrescentando que o Egito deveria receber certas "vantagens" em suas importações de trigo, seja por meio de condições de pagamento favoráveis ou preços preferenciais, devido à importância de sua compra de trigo.

O Egito anunciou em 12 de agosto que comprou apenas 280.000 toneladas de trigo em uma licitação internacional, ficando significativamente aquém de sua meta.

Os comerciantes atribuíram o déficit aos preços mais altos. Desde então, a GASC tem se envolvido em discussões informais com os fornecedores, disseram os traders.

Os traders estimam que a GASC está pretendendo comprar até 1,8 milhão de toneladas de trigo de vários países, incluindo a Rússia, a um preço FOB de cerca de 248 dólares por tonelada, com pagamento feito por meio de cartas de crédito de 270 dias.

"Estamos confiantes de que podemos comprar (trigo) a preços com desconto de nossas duas principais fontes, graças ao equilíbrio das relações externas", disse Farouk.

(Reportagem de Mohamed Ezz)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário