UE vê maior exportação de trigo e queda nas compras de milho em 22/23 com guerra na Ucrânia
Por Gus Trompiz
PARIS (Reuters) – As exportações de trigo da União Europeia devem aumentar, enquanto as importações de milho podem despencar em 2022/23, à medida que os mercados de grãos se ajustam à guerra na Ucrânia, disse a Comissão Europeia nesta terça-feira em sua primeira perspectiva para a próxima safra.
A comissão estimou que os embarques de trigo soft da União Europeia saltarão para 40 milhões de toneladas na temporada 2022/23, que começa em julho, ante 33 milhões projetados para o 2021/22.
Em nota, a comissão disse que o forte aumento nas exportações de trigo reflete “a demanda mundial com menor oferta da Ucrânia”.
A estimativa de embarques de trigo para 2021/22 também foi revisada em 1 milhão de toneladas, ante 32 milhões apontados no mês anterior.
A invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro interrompeu os grandes embarques de cereais e óleo vegetal ucranianos, sacudindo os mercados de grãos.
Além disso, a Comissão Europeia projetou uma queda acentuada nas importações de milho da UE na próxima temporada, para 9 milhões de toneladas, de 14 milhões esperados para 2021/22, citando um aperto na disponibilidade global.
A UE é um importador líquido de milho para alimentação animal e a Ucrânia é normalmente um dos seus maiores fornecedores.
0 comentário
Restrições tácitas à exportação de grãos pela Rússia causam confusão no mercado
Preços de exportação de trigo russo param de subir com melhora do clima
A qualidade do trigo de inverno dos EUA está entre as piores de todos os tempos, deixando analistas perplexos
Egito espera atraso no embarque de trigo russo em novembro, diz ministro do abastecimento
Trigo/Cepea: Clima prejudica lavouras no Sul; preços sobem com força em SP
Trigo cai em Chicago com previsão de tempo chuvoso nas planícies dos EUA