Exportações de trigo da Rússia via Mar Negro estão estáveis, preço em rublo sobe
(Reuters) - A Rússia manteve estáveis as exportações de trigo por meio de seus portos do Mar Negro na semana passada, à medida que as rotas do Mar de Azov permanecem restritas, disseram analistas nesta segunda-feira, enquanto os preços do grão no mercado russo continuaram subindo devido ao recente enfraquecimento do rublo.
As sanções ocidentais impostas à Rússia pelo que Moscou chama de "uma operação militar especial" na Ucrânia complicaram a logística comercial e as transações em bancos estrangeiros para muitas empresas russas nas últimas quatro semanas.
"O fluxo de exportação continua com uma combinação de contratos antigos e recém-assinados", disse Dmitry Rylko, chefe da consultoria agrícola IKAR.
A IKAR e a Sovecon, outra consultoria, disseram que os preços do trigo com 12,5% de teor de proteína dos portos do Mar Negro estavam sendo avaliados em cerca de 390 dólares por tonelada livre a bordo (FOB).
A Sovecon disse que a Rússia exportou 400.000 toneladas de grãos na semana passada, em comparação com 520.000 toneladas na semana anterior.
No mercado russo, os preços do trigo em rublos continuaram a subir para refletir a desvalorização recente da moeda russa em relação ao dólar, disse a Sovecon.
(Reportagem da Reuters)
0 comentário
Restrições tácitas à exportação de grãos pela Rússia causam confusão no mercado
Preços de exportação de trigo russo param de subir com melhora do clima
A qualidade do trigo de inverno dos EUA está entre as piores de todos os tempos, deixando analistas perplexos
Egito espera atraso no embarque de trigo russo em novembro, diz ministro do abastecimento
Trigo/Cepea: Clima prejudica lavouras no Sul; preços sobem com força em SP
Trigo cai em Chicago com previsão de tempo chuvoso nas planícies dos EUA