Trigo opera com intensa volatilidade na Bolsa de Chicago neste início de semana
Acompanhando a volatilidade intensa desta segunda-feira (14) para todos os mercados agrícolas, o trigo volta a a operar próximo da estabilidade na tarde desta segunda-feira (14) na Bolsa de Chicago. Perto de 13h15 (horário de Brasília), os dois primeiros vencimentos subiam, com o o maio valendo US$ 11,15 - com alta de 9,25 pontos - e o julho com US$ 10,83 por bushel.
Segundo informações apuradas pela Agrinvest Commodities, na sequência da notícia da possibilidade da suspensão, a Turquia, segundo maior importador mundial do grão e principal comprador do trigo russo, "anunciou um tender de 270 mil toneladas de trigo".
A oferta vinda da região do Mar Negro continua bastante comprometida, uma vez que os 18 portos ucranianos permanecem fechados desde o início da guerra na Ucrânia. Todavia, segundo a consultoria agrícola IKAR, "as exportações estão em andamento em todos os cinco terminais do Mar Negro. Já a navegação total no Mar de Azov ainda está fechada, mas alguns navios estão começando a passar pelo Estreito de Kerch (para o Mar Negro)".
A consultoria acrescenta que os preços do trigo permanecem muito voláteis e que assim deverão se manter enquanto o conflito também continuar, principalmente depois da possiblidade das exportações russas serem efetivamente suspensas.
"A recente decisão da Rússia de suspender as exportações de grãos para alguns países ex-soviéticos ainda não foi aprovada, mas participantes do mercado já relatam restrições não oficiais para o fornecimento ferroviário de grãos da Sibéria ao Cazaquistão", informou a Sovecon à agência Reuters Internacional.
0 comentário
Restrições tácitas à exportação de grãos pela Rússia causam confusão no mercado
Preços de exportação de trigo russo param de subir com melhora do clima
A qualidade do trigo de inverno dos EUA está entre as piores de todos os tempos, deixando analistas perplexos
Egito espera atraso no embarque de trigo russo em novembro, diz ministro do abastecimento
Trigo/Cepea: Clima prejudica lavouras no Sul; preços sobem com força em SP
Trigo cai em Chicago com previsão de tempo chuvoso nas planícies dos EUA