Trigo/Sovecon: produção da Rússia pode ficar entre 75 milhões e 78 milhões de T em 2021/22
A Rússia pode colher entre 75 milhões e 78 milhões de toneladas de trigo em 2021/22 (junho-maio), estimou o diretor da consultoria russa SovEcon, Andrey Sizov, com base nas condições climáticas atuais. Para a Ucrânia, a previsão é de 25 milhões de toneladas. Com isso, a produção combinada dos dois países ficaria entre 100 milhões e 103 milhões de toneladas. Isso representa uma queda de 7,4% a 4,6% em relação à estimativa para 2020/21, de 108 milhões de toneladas. Sizov disse em relatório, no entanto, que a primeira estimativa oficial da SovEcon para 2021/22 só será divulgada em meados de dezembro, após a conclusão do plantio da safra de inverno e a avaliação final da condição das lavouras antes do inverno.
Sizov disse que, após um verão com pouca chuva que prejudicou lavouras de milho, a região do Mar Negro está enfrentando um outono bastante seco que ameaça a nova safra de trigo. "No outono, quase todas as regiões de trigo de inverno da Rússia tiveram entre 20% e 40% da precipitação normal", disse Sizov. Apesar de algumas chuvas no fim de setembro, ele afirmou que a perspectiva para a safra russa de trigo em 2021 é ruim.
"Estimamos que a Rússia possa perder entre 10% e 15% de sua área de trigo após o próximo inverno", disse. "Se não chover em outubro, essa projeção pode ser elevada. Se tivermos chuvas em outubro e o clima ficar mais quente do que o normal em outubro e novembro, a estimativa pode ser reduzida."
0 comentário
Restrições tácitas à exportação de grãos pela Rússia causam confusão no mercado
Preços de exportação de trigo russo param de subir com melhora do clima
A qualidade do trigo de inverno dos EUA está entre as piores de todos os tempos, deixando analistas perplexos
Egito espera atraso no embarque de trigo russo em novembro, diz ministro do abastecimento
Trigo/Cepea: Clima prejudica lavouras no Sul; preços sobem com força em SP
Trigo cai em Chicago com previsão de tempo chuvoso nas planícies dos EUA