Plantio de trigo avança para 74% da área no RS com clima favorável, diz Emater
O plantio de trigo atingiu 74% da área esperada no Rio Grande do Sul, um avanço de 31 pontos percentuais em relação ao levantamento divulgado na semana passada, impulsionado por condições climáticas favoráveis, disse nesta quinta-feira a Emater/RS.
"As previsões climáticas favoráveis para a cultura e as boas perspectivas de preços contribuem para o aumento da área cultivada", afirmou a Emater em Informativo Conjuntural, divulgado em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
O plantio está avançado ante a média histórica de 66% nesta época.
A Emater estima um plantio de 915,7 mil hectares, alta de 20,3% ante o ano passado.
Foi retomada a semeadura na regional de Soledade após a normalização da umidade do solo. As temperaturas amenas e a insolação, associadas à umidade adequada do solo, beneficiam o crescimento e o desenvolvimento da cultura, que apresenta em geral boa sanidade e adequado estande de plantas, disse a análise.
O plantio também avançou na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, onde, de maneira geral, a germinação e emergência das lavouras estão boas.
"As primeiras áreas implantadas, já em fase de afilhamento, receberam adubação nitrogenada em cobertura. A sanidade das plantas até o momento é muito boa, sem ataque de pragas e doenças."
0 comentário
Restrições tácitas à exportação de grãos pela Rússia causam confusão no mercado
Preços de exportação de trigo russo param de subir com melhora do clima
A qualidade do trigo de inverno dos EUA está entre as piores de todos os tempos, deixando analistas perplexos
Egito espera atraso no embarque de trigo russo em novembro, diz ministro do abastecimento
Trigo/Cepea: Clima prejudica lavouras no Sul; preços sobem com força em SP
Trigo cai em Chicago com previsão de tempo chuvoso nas planícies dos EUA