Iraque avalia importações de trigo da Rússia
Por Moayed Kenany e Olga Popova
BAGDÁ/MOSCOU (Reuters) - O Iraque, um grande comprador de grãos do Oriente Médio que tradicionalmente se abastece com importações junto aos Estados Unidos, pretende permitir trigo com origem na Rússia em seus próximos leilões estatais.
O ministro do Comércio, Mohammed Hashim al-Aani, irá enviar representantes à Rússia para estudar a qualidade do trigo e se este é adequado ao uso no massivo programa de iraquiano de racionamento de alimentos.
"O ministério vai enviar uma delegação à Rússia para estudar os mecanismos de produção de trigo... para ter um quadro sobre sua qualidade e tipos e sobre quão adequado ele é para uso em nosso sistema de cartões de subsídio", disse o ministro em comunicado na noite de segunda-feira.
O ministro fez os comentários após uma reunião com o embaixador da Rússia no Iraque.
A delegação deve visitar a Rússia antes do final do ano, disse uma porta-voz da agência de regulação agrícola Rosselkhoznadzor nesta terça-feira.
O Iraque gasta bilhões de dólares por ano em um programa de racionamento de alimentos da era de Saddam, o Sistema Público de Distribuição, que oferta pão subsidiado e outros alimentos essenciais à população.
O país geralmente importa seu trigo principalmente junto aos EUA, Austrália e Canadá. Ele é um dos poucos mercados do Oriente Médio, junto com a Arábia Saudita, a não importar da Rússia, um dos maiores produtores globais de grãos.
Vendedores da região do Mar Negro têm apresentado forte concorrência aos EUA no Norte de África e no Oriente Médio, ganhando participação no mercado nos últimos anos.
O chefe do conselho de grãos iraquiano disse à Reuters em março que a qualidade do trigo russo pode não ser adequada para a produção de farinha para o programa de racionamento por conter glúten.
Ainda assim, al-Aani, que foi nomeado ministro em outubro e supervisiona o conselho de grãos, disse que o Iraque quer que a Rússia participe de seus leilões estatais.
0 comentário
Rússia confirma corte de 63% na cota de exportação de trigo na temporada 2024/25
Governador de SP solicita prorrogação de benefícios fiscais ao setor moageiro até 2026
USDA traz vendas semanais de trigo para exportação dentro do esperado pelo mercado
Previsão de exportação de trigo da França em 2024/25 indica menor volume em décadas
Japão importará 4.000 toneladas de trigo para ração por meio de licitação
Previsão de safra de trigo da Rússia de 2025 sofre corte de 3 mi t, diz Sovecon