Argentina: chuvas trouxeram alívio para o cultivo em Córdoba
Nas últimas 24 horas, o centro da Argentina recebeu chuvas, sobretudo na província de Córdoba, que trouxeram alívio para os cultivos de trigo que vinham sofrendo um grande período de falta de água.
Segundo o Serviço Meterológico Nacional (SMN), a província recebeu chuvas de até 60mm que ajudaram a reestabelecer um panorama complicado para a agricultura.
Para Cristian Russo, chefe de Estimativas Agrícolas da Bolsa de Comércio de Rosario (BCR), as chuvas mais importantes em Córdoba foram registradas em Monte Buey e Bell Ville.
Russo acredita também que é preciso esperar o começo do próximo mês para avaliar os rendimentos dos cultivos, mas lembra que a água coloca fim a uma situação de déficit na província, que havia recebido suas últimas chuvas importantes em 6 de maio.
Para Juan Pablo Ioele, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) do país, as chuvas chegaram tarde para o cultivo de trigo, mas ajudam o milho plantado que estava afetado pela falta de umidade.
Segundo Esteban Copatí, chefe de estimativas da Bolsa de Cereais de Buenos Aires, as chuvas chegam em um momento no qual o trigo está enchendo grãos. "Embora seja tarde, ainda é bom, sobretudo para a safra de verão".
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
IGC reduz previsão de safra global de trigo 24/25 por colheita menor na UE
Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
Trigo atinge máxima de uma semana com tensões no Mar Negro; soja cai com safra do Brasil
Trigo/Cepea: Cotações se estabilizam no BR
Produção de trigo em SC: estimativa de aumento de 40,8% na safra 2024/2025
Preços do trigo da UE caem por concorrência do Mar Negro