Cultivos de inverno são afetados por seca e pragas na Bolívia; no trigo, perdas são de 70%
A seca e as pragas afetaram uma das principais zonas agrícolas do departamento de Santa Cruz, na Bolívia, que é responsável por 70% dos alimentos produzidos no país.
Santa Cruz está composto por suas regiões dedicadas prioritariamente à produção de alimentos, a norte e a leste, das quais a segunda é a que foi mais afetada por aquela que foi considerada a pior seca dos últimos anos.
Em declarações para a imprensa durante uma visita na região guiada pelo Instituto Boliviano de Comércio Exterior (IBCE), se concluiu que o nível de chuvas foi quase inexistente e que isso afetou substancialmente os cultivos de milho, girassol, sorgo e trigo, entre os mais importante.
O técnico agrícola Genaro Cañani, do município de Cuatro Cañadas, no leste de Santa Cruz, sinalizou que, durante o período de plantio iniciado em 14 de maio foram registrados 47mm por m², quando em condições normais os volumes podem chegar até 350mm. Cañani considerou que, pelo nível de chuvas registrado, os cultivos não puderam se desenvolver.
O ciclo agrícola no oriente da Bolívia é composto pelo verão, iniciado em dezembro e pelo inverno, nos primeiros dias de maio. Durante o ciclo de verão predomina o plantio de soja, o único transgênico liberado no país. No inverno, estes mesmos campos são utilizados para rotação de cultivos com os plantios de sorgo, milho, trigo e girassol, todos com sementes convencionais.
No trigo, a perda chegou até a 70% dos cultivos, o que equivale a 1500kg por hectare dos 2500kg por hectare que são esperados na colheita.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Rússia confirma corte de 63% na cota de exportação de trigo na temporada 2024/25
Governador de SP solicita prorrogação de benefícios fiscais ao setor moageiro até 2026
USDA traz vendas semanais de trigo para exportação dentro do esperado pelo mercado
Previsão de exportação de trigo da França em 2024/25 indica menor volume em décadas
Japão importará 4.000 toneladas de trigo para ração por meio de licitação
Previsão de safra de trigo da Rússia de 2025 sofre corte de 3 mi t, diz Sovecon