Cana: Condições climáticas devem favorecer colheita nos próximos 15 dias
De acordo com as previsões do engenheiro agrônomo e agrometeorologista da Somar Meteorologia Marco Antonio dos Santos, a colheita de cana deve ser beneficiada nos próximos 15 dias com as atuais condições climáticas. As baixas temperaturas em períodos mais secos contribuem para a concentração de açúcar na planta e devem elevar a produtividade e rendimento nas usinas.
Até o momento, não há indicativos de formação de geada para as próximas duas semanas em nenhuma região produtora do Brasil e não há previsões de chuva para o centro e o norte de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Já as áreas de cana do Paraná, sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem ter a colheita suspensa por causa de chuvas previstas para esta semana, que podem favorecer as novas áreas de cana plantadas entre os meses de março e maio.
Áreas de cana do Paraná, sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul podem ter a colheita suspensa por causa de chuvas previstas para esta semana. "(A chuva) irá favorecer as novas áreas de cana plantadas entre os meses de março e maio; mas a estiagem nas demais regiões pode comprometer esses novos canaviais", informou em nota.
De acordo com a Somar, as regiões de cultivo da cana em São Paulo, Minas Gerais e Paraná não foram atingidas pelas geadas. Não houve, portanto, quebra nos potenciais produtivos das lavouras.
De acordo com o diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), Marcos Landell, o maior problema das geadas são para os canaviais recém plantados, cujas folhas podem ser
queimadas.
Para o agrônomo e consultor Luiz Carlos Corrêa Carvalho, a qualidade da cana está tão ruim nesta safra que uma geada prejudicaria pouco a que ainda não foi colhida. O consultor prefere acreditar que a ameaça climática ainda não está afastada diante da previsão de um inverno rigoroso no Centro-Sul.
0 comentário
Estável nesta 6ª feira (20), açúcar encerra semana com baixas acumuladas de mais de 5% em NY
Preços do açúcar seguem com nova redução nas bolsas de NY e Londres nesta 6ª feira
Presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA participa de encontro em João Pessoa
Açúcar abre próximo da estabilidade e caminha para perda semanal acima de 6% em NY
Câmara aprova programa de incentivo a fontes renováveis e inclui produtores de cana
Açúcar: Possibilidade da Índia exportar pressiona cotações e NY tem nova baixa acima de 1%