Cana-de-Açúcar: Centro-Sul processa 21% a mais e soma 215 milhões de toneladas
Antonio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da Unica, afirma que a evolução da moagem e da produção no centro-sul, até o momento, ocorre dentro do esperado, dado o clima mais seco observado nos últimos meses. Rodrigues alerta que as condições climáticas que estão favorecendo o ritmo acelerado da moagem também podem antecipar o final da safra e afetar a produtividade agrícola do canavial no próximo ano.
Do total de cana processada do início da safra até o dia 30 de junho, 43,94% foi destinado à produção de açúcar e 56,06% ao etanol. Em relação a igual período da safra anterior, o volume de cana destinado ao açúcar subiu. Na safra anterior, em igual período, o mix foi de 41,55% para o açúcar e 58,45% para o etanol. Na segunda quinzena de junho, a proporção da cana destinada à ao açúcar alcançou 46,10%.
No acumulado desde o início da safra, a produção de açúcar chegou a 11,57 milhões de toneladas, alta de 32,2% em relação à igual período da safra anterior, e a de etanol alcançou 9,06 bilhões de litros (+19,7%), sendo 2,26 bilhão de etanol anidro e 6,80 bilhões de hidratado. Na segunda quinzena de junho, a produção de açúcar totalizou 2,61 milhões de toneladas. Já a de etanol foi de 1,87 bilhão de litros, sendo 494 milhões de anidro e 1,38 bilhão de hidratado.
Competitividade e venda
Os preços do etanol estão competitivo nos postos de combustíveis de 14 estados brasileiros e também no Distrito Federal em relação à gasolina, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Atualmente, o etanol está competitivo nos estados da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, de Minas Gerais, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal. Em 10 estados, a gasolina segue competitiva no bolso no consumidor.
Em junho, as vendas de etanol pelas unidades produtoras da Região Centro-Sul totalizaram 2,21 bilhões de litros.
0 comentário
Clima favorável melhora expectativa para safra de cana do Brasil e preços do açúcar caem até 3,1% nesta 3ª feira
Ações de produtores de açúcar da Índia saltam com notícia sobre exportações
Baixas nos futuros do açúcar ultrapassam 3% em NY e Londres no início da tarde desta 3ª feira (14)
Açúcar perde mais de 2% na abertura desta 3ª feira em NY e amplia as últimas baixas
Etanol/Cepea: Vendas de hidratado atingem maior volume da safra 24/25
Açúcar: Após nova baixa, março/25 de NY volta ao menor nível dos últimos quatro meses