Afinal, quem polui menos: o álcool ou a gasolina?
A decisão de adotar o IPI verde para carros com motor a álcool e flex ressuscita uma discussão provocada por uma informação divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente em 16 de setembro, de que o álcool combustível pode poluir tanto quanto a gasolina. E que os motores com menor potência chegam a poluir mais do que os de maior capacidade.
No ranking sobre poluição e emissão de gases, as melhores notas foram dadas a carros que usavam gasolina no momento dos testes.
O estudo foi duramente criticado pela União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica), sob a alegação de que utilizou uma metodologia que não levava em conta a emissão de gases causadores do efeito estufa e outros poluentes importantes, o que permitiria uma avaliação mais precisa.
Após a divulgação do ranking, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, cobrou das montadoras aperfeiçoamento dos motores flex para que o consumo de álcool seja mais eficiente e emita menos gases poluentes. Na época, ao comentar o estudo, Minc explicou que, do ponto de vista da emissão de dióxido de carbono (CO2) - causador do aquecimento global -, o etanol tem impacto zero na atmosfera, porque o CO2 emitido é absorvido pelas plantações de cana. (AE)
1 comentário
Futuros do açúcar têm leve recuperação em NY, mas seguem pressionados pela produção brasileira
Média diária de exportação de açúcar até a 3ª semana de dezembro é 42% inferior à de 2023
Problemas climáticos afetam produção de açúcar da Índia e expectativas de exportação
Alta do açúcar nesta 2ª feira (23) perde força e cotações ficam praticamente estáveis em NY
Açúcar abre em alta nesta 2ª feira e recupera parte das perdas registradas na última semana
Estável nesta 6ª feira (20), açúcar encerra semana com baixas acumuladas de mais de 5% em NY
Telmo Heinen Formosa - GO
Quem levanta uma questão destas é um ignorante e um perfeito idiota. Não existe esta questão. É óbvio e ululante que a gasolina polui muito, polui TUDO uma vez que era umproduto que estava adormecido muito abaixo da crosta terrestre e aí é trazida pelo homem para superfície, toca fogo e manda pelos ares. Tornou-se um componente da atmosfera, da qual anteriormente ela não fazia parte. Já o álcool, oriundo de qualquer planta que cresceu retirando gás carbônico da atmosfera, ao ser queimado simplesmente devolve para a atmosfera aquilo que retirou anteriormente... Ficou alguma dúvida de quem polui mais?