Produtores de etanol de EUA, Canadá e UE formam aliança internacional

Publicado em 25/02/2009 22:05
Representantes do etanol de Estados Unidos, Canadá e União Europeia anunciaram hoje a formação de uma aliança internacional com o objetivo de defender o combustível renovável em meio a críticas contra o uso de produtos agrícolas na produção de energia. A Aliança Global dos Combustíveis Renováveis é composta pela Associação dos Combustíveis Renováveis dos Estados Unidos, Associação dos Combustíveis Renováveis do Canadá e Associação Europeia do Combustível Bioetanol. Juntas, essas entidades representam países que respondem por 60% do fornecimento mundial de etanol. O Brasil ficou de fora da iniciativa.

A Aliança planeja influenciar organismos multilaterais, como o Banco Mundial. "No ano passado, várias organizações internacionais começaram a comentar sobre o etanol. Nós pensamos que seria muito importante termos voz nessa arena", disse Bliss Baker, porta-voz da Aliança. Os críticos do etanol argumentam que o combustível depende da expansão do cultivo intensivo de produtos como o milho, o que demanda o uso de uma grande extensão de terra. Alguns ambientalistas questionam se essa é a alternativa aos combustíveis fósseis.

"Não estamos formando esse grupo apenas para reagir, mas para participar de uma maneira importante (da discussão)", afirmou Bob Dinneen, presidente da Associação dos Combustíveis Renováveis dos Estados Unidos. "Estamos aqui para dizer a vocês que o etanol pode e vai continuar a exercer um papel no sentido de atender a demanda mundial por energia", explicou Baker.

 

Fonte: O Estado de SP

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Estado de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário