Problemas climáticos afetam produção de açúcar da Índia e expectativas de exportação

Publicado em 23/12/2024 13:25 e atualizado em 23/12/2024 14:09

Logotipo Reuters

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI (Reuters) - A produção de cana-de-açúcar na Índia está diminuindo devido à seca do ano passado e ao excesso de chuvas deste ano, o que pode reduzir a produção de açúcar do país abaixo dos níveis de consumo pela primeira vez em oito anos, disseram agricultores e autoridades do setor na segunda-feira.

A produção abaixo do esperado do segundo maior produtor de açúcar do mundo poderia eliminar a possibilidade de a Índia permitir exportações na atual temporada, que termina em setembro de 2025, apoiando os preços globais do açúcar.

Maharashtra, Karnataka e Uttar Pradesh respondem por mais de 80% da produção total de açúcar do país, e a menor produção de cana nesses Estados fez com que as casas comerciais reduzissem suas estimativas de produção para a temporada 2024/25.

A produção pode cair para cerca de 27 milhões de toneladas métricas em relação aos 32 milhões de toneladas do ano passado e abaixo do consumo anual de mais de 29 milhões de toneladas, disse o diretor de uma casa de comércio global na Índia, que não quis se identificar.

"Durante os meses de verão, a safra de cana enfrentou um estresse prolongado devido à falta de água", disse B.B. Thombare, presidente da Associação de Usinas de Açúcar das Índias Ocidentais, à Reuters.

"Quando a estação das monções começou, houve chuvas excessivas e pouca luz solar, o que também afetou negativamente o desenvolvimento da safra."

O clima adverso reduziu a produção de cana em 10 a 15 toneladas por hectare, disse Thombare.

O Estado ocidental de Maharashtra e o vizinho Karnataka, que juntos produzem quase metade do açúcar da Índia, receberam chuvas abaixo da média em 2023, reduzindo os níveis dos reservatórios.

"Normalmente, colhemos de 120 a 130 toneladas de cana em um hectare de terra, mas este ano a produção caiu para 80 toneladas, apesar de todos os nossos esforços", diz Shrikant Ingle, que cultivou cana em cinco acres de terra em Solapur, Maharashtra.

A seca não afetou a safra em Uttar Pradesh, o principal Estado produtor de açúcar do norte do país.

Entretanto, as plantações no Estado foram afetadas por uma doença, que reduziu a produção de cana-de-açúcar, disse um alto funcionário do governo estadual.

"Para controlar a propagação da doença, estamos aconselhando os agricultores a adotarem novas variedades de cana", disse o funcionário.

A revisão para baixo na estimativa de produção eliminou a possibilidade de quaisquer exportações na atual temporada, disse o chefe da casa de comércio.

O setor açucareiro busca 2 milhões de toneladas de exportações, enquanto o governo diz que pode permitir exportações limitadas, se houver algum excedente depois que as necessidades de etanol forem atendidas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário