Lei que regulamenta mercado de carbono no Brasil é sancionada e amplia oportunidades aos produtores de cana
A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) celebra, nesta quinta-feira (12), a sanção, sem vetos, pelo executivo nacional da lei que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A nova legislação é uma medida favorável ao setor sucroenergético, principalmente para os produtores de cana-de-açúcar.
O texto aprovado cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), que estabelece limites para a emissão de gases de efeito estufa e cria um mercado regulado de carbono.
De acordo com a ORPLANA, a implementação do SBCE representa uma oportunidade significativa para o setor, pois permitirá a venda de créditos de carbono para quem emite, ampliando a rentabilidade dos produtores de cana-de-açúcar e colaborando para os esforços de descarbonização da economia brasileira.
“A medida é um processo favorável para o setor, pois possibilita a venda de carbono, contribuindo tanto para o aumento da sustentabilidade na produção de cana quanto para o cumprimento das metas ambientais estabelecidas no país”, destaca o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira.
Com a criação desse mercado regulado e o sistema de compensações por meio de créditos de carbono, os produtores poderão negociar Cotas Brasileiras de Emissão (CBE) e certificados de redução ou remoção verificada de emissões (CRVE), garantindo a flexibilidade necessária para atender às exigências ambientais de forma eficiente e lucrativa.
“A ORPLANA reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização, destacando que a sanção da lei representa um passo importante para o futuro do setor sucroenergético no Brasil”, completa Nogueira.
Isenção de IPVA Paulista
Também nesta semana, a ORPLANA sinalizou como positiva a aprovação, pela Assembleia Legislativa de São Paulo, do Projeto de Lei 1510/2023, que isenta do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) os proprietários de veículos híbridos flex ou movidos a hidrogênio, entre janeiro de 2025 e dezembro de 2026. A medida visa incentivar o uso de tecnologias mais limpas e a redução da emissão de poluentes, beneficiando também o setor de biocombustíveis, especialmente o etanol.
“Significa mais consumo de etanol, um aceno para direcionar políticas de biocombustível. Estamos felizes com o posicionamento da Assembleia Legislativa e do governador, que favorece o setor, mostra o avanço do flex e a eficiência do etanol como alternativa mais limpa e menos poluente”, afirma o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira.
O Projeto de Lei segue agora para sanção do governador Tarcísio de Freitas.
0 comentário
![Açúcar: Vencimentos futuros encerram em campo misto nesta 4ª feira na bolsa de NY](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/cana-acucar-13-pjpf7.jpg)
Açúcar: Vencimentos futuros encerram em campo misto nesta 4ª feira na bolsa de NY
![COPLACAMPO 2025 a todo vapor: prepare-se para este grandioso evento do agro!](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/evento-de-2024-5-5kull.jpg)
COPLACAMPO 2025 a todo vapor: prepare-se para este grandioso evento do agro!
![Índia enfrenta dificuldades para cumprir cota de exportação de açúcar](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/f5dfddfe81bce612baddb33d604e57a6.jpg)
Índia enfrenta dificuldades para cumprir cota de exportação de açúcar
![Após iniciar a sessão desta 4ª feira com quedas, preços futuros do açúcar passam a trabalhar com leves altas em NY](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/cubos-de-acucar-XK6BS.jpg)
Após iniciar a sessão desta 4ª feira com quedas, preços futuros do açúcar passam a trabalhar com leves altas em NY
![Venda de etanol pelos produtores do Centro-Sul segue aquecida no início de 2025](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/posto-de-combustivel-foto-unica-5-1kDTR.jpg)
Venda de etanol pelos produtores do Centro-Sul segue aquecida no início de 2025
![Açúcar: Cotações futuras abrem a sessão desta 4ª feira com quedas em NY](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/acucar-cristal-nM2Ng.jpg)
Açúcar: Cotações futuras abrem a sessão desta 4ª feira com quedas em NY