Indicadores apontam para demanda global mais fraca por açúcar, diz relatório

Publicado em 18/10/2024 18:17

Logotipo Reuters

NOVA YORK (Reuters) - A demanda global por açúcar bruto pode estar enfraquecendo após os grandes volumes registrados até agora neste ano, disse a empresa de trading e serviços do mercado de commodities Czarnikow, em um relatório nesta sexta-feira.

A companhia disse que a queda do prêmio do açúcar branco, ou a diferença de preço entre o açúcar refinado e o açúcar bruto, e a redução do tempo de espera para os navios carregarem açúcar nos portos brasileiros são indicadores de enfraquecimento da demanda.

O prêmio do açúcar branco caiu recentemente para cerca de 85 dólares por tonelada, "o que não é suficiente para que uma refinaria de reexportação típica opere lucrativamente", disse o analista da Czarnikow, Ben Seed, no relatório.

Ele também disse que as refinarias no Oriente Médio estão enfrentando dificuldades com a concorrência cada vez maior dos produtores de açúcar europeus, já que a União Europeia relatou uma grande safra neste ano.

O tempo de espera dos navios nos portos brasileiros é atualmente menor do que no mesmo período dos últimos dois anos, o que, segundo Czarnikow, é uma indicação de enfraquecimento da demanda.

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar bruto, respondendo por uma fatia de 60% a 70% do comércio global da commodity.

"Olhando para o futuro, um desafio para a redução da demanda é que este é agora um período do ano em que os estoques globais de açúcar estão em seu nível mais baixo. Isso não deixa uma quantidade enorme de flexibilidade para muitos compradores mudarem suas intenções de demanda", acrescentou o analista.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário