CNA participa de eventos sobre combustível do futuro e transição energética
A Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (8), da cerimônia de sanção da “Lei do Combustível do Futuro” e do evento “Diálogos G20: Transições energéticas”, realizados na Base Aérea de Brasília.
O presidente da comissão, Nelson Perez, e a assessora técnica Eduarda Lee, estiveram presentes na solenidade. O Projeto de Lei nº 528 de 2020 , conhecido como Combustível do Futuro, foi aprovado recentemente no Congresso Nacional e sancionado no evento, junto ao anúncio de investimentos financeiros de diversas empresas.
A Lei nº 14.993 de 2024 , dentre outros dispositivos, cria programas voltados ao diesel verde, combustível sustentável de aviação (SAF) e biometano, bem como aumenta os teores de mistura dos biocombustíveis nos combustíveis fósseis. Também prevê investimentos de R$ 260 bilhões em mobilidade sustentável, transição energética e descarbonização do setor de transportes, que podem evitar a emissão de 705 milhões de toneladas de gás carbônico até 2037.
Após a cerimônia de sanção da Lei, a assessora técnica Eduarda Lee participou do Diálogos G20: Transições Energéticas, organizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), em parceria com outras entidades, e que teve como tema central “a importância de uma abordagem integrada para os combustíveis sustentáveis”.
Representantes do governo e entidades ligadas ao setor produtivo, aéreo, de energia, academia, dentre outros, debateram o papel de liderança do Brasil na transição energética e perspectivas a curto e longo prazos. Segundo Eduarda, os painelistas também abordaram as últimas discussões e o acordo conseguido no G20, com delegados de diversos países, visando o acesso universal à energia.
Ainda na terça (8), a CNA, a Federação Dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) se reuniram com o deputado Benes Leocádio para tratar da tramitação do Projeto de Lei 3149/20, que garante CBios para os produtores de cana. Leocádio é o relator da matéria no plenário da Câmara dos Deputados.
0 comentário
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp
Head da Alvean diz que mercado não está atento a problema nos estoques de açúcar e destaca baixo volume para exportação no início de 2025
Hedgepoint analisa movimentação nos preços do açúcar com influência do cenário macro
Louis Dreyfus Company investe na construção de um terminal de transbordo de açúcar em Pederneiras