CEO da ORPLANA aponta desafios para produtores com incêndios em debate da ABAG
Na tarde de sexta-feira (4), o CEO da ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), José Guilherme Nogueira, foi um dos convidados do webinar "Incêndios florestais: prevenção, combate e impactos no agronegócio", promovido pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e pela ABAG-Ribeirão Preto.
Durante o encontro on-line, Nogueira representou as associações de produtores de cana destacando os prejuízos que têm enfrentado devido aos incêndios, ressaltando que "a temperatura acima da média e a falta de chuvas impactaram diretamente diversas variáveis meteorológicas". Ele lembrou que o início dos incêndios, em 23 de agosto, ocorreu em condições climáticas críticas, caracterizadas pelo chamado "triplo 30" — uma combinação de temperatura máxima, umidade do ar e vento de rajada.
O CEO apresentou dados alarmantes sobre a situação nos estados em que atua (SP, MG, GO, MS e MT), com destaque para o Estado de São Paulo, onde, até 20 de setembro, os focos de incêndios afetaram aproximadamente 263 mil hectares de cana, resultando em prejuízos estimados em R$ 1,59 bilhão. A ORPLANA atualmente representa 35 associações de fornecedores de cana e mais de 12 mil produtores.
"O fogo é inimigo da cana. No passado ajudou na colheita, mas hoje não. A prática era comum na década de 80, passou a diminuir em torno de 2004 com a mecanização e foi proibida em 2017", destacou Nogueira, durante o evento.
O webinar também contou com a participação de Carolina Matos, especialista ambiental da CATI, que abordou os impactos às propriedades rurais e ações de prevenção; do Major Jean Gomes, do Corpo de Bombeiros, que discutiu fogo prescrito e incêndios criminosos; e de Flávio Okamoto, promotor de Justiça do Ministério Público, que falou sobre medidas preventivas e emergenciais.
O encontro proporcionou um espaço para discussão sobre a gravidade dos incêndios e a importância da união entre os setores público e privado para enfrentar este desafio. Para a jornalista especializada em agro do Climatempo e mediadora do webinar, Ângela Ruiz, o objetivo foi mostrar a preocupação comunitária em torno das ocorrências de incêndios que têm afetado regiões de mata e áreas de cultivo agrícola no interior de São Paulo e também em outros estados.
O evento on-line foi apoiado pela Climatempo e pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
0 comentário
Açúcar segue em alta nesta 3ª feira e analista destaca cenário de fundamentos inalterados
Açúcar: Destaques em meio à desaceleração do mercado
Futuros do açúcar têm ganhos acima de 1% na manhã desta 3ª feira em NY e Londres
Etanol/Cepea: Demanda aquecida garante alta nas médias mensais
Açúcar/Cepea: Indicador cai no encerramento de novembro
Cotações do açúcar seguem pressionadas pelo dólar e NY caem nesta segunda-feira (02)