ORPLANA: Impacto dos incêndios para os produtores de cana-de-açúcar

Publicado em 26/08/2024 16:15

A ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) – que conta, atualmente, com 33 associações de fornecedores de cana e representa mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar – fez um balanço, preliminar dos impactos dos incêndios que atingiram propriedades rurais no estado de São Paulo. 

Entre sexta-feira (23) e sábado (24) foram identificados mais de 2,1 mil focos de incêndios, que resultaram em cerca de 59 mil hectares queimados em áreas de cana-de-açúcar e áreas de rebrota de cana e um prejuízo estimado de R$ 350 milhões. 

O CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira, reforça que o prejuízo foi muito grande na cana em produção, na cana em pé e também na cana que estava em processo de brotação, que queimou a palhada. “Percebemos uma redução na produtividade na ordem de 50%, até por essa perda de biomassa que acabou sendo incendiada. Com isso, já temos impactos diretos nos preços do etanol e do açúcar e no canavial do próximo ciclo”, afirma.

A ORPLANA está trabalhando junto ao Gabinete de Crise do Governado do Estado de São Paulo para mitigar qualquer outro tipo de incêndio que possa acontecer. “A frente fria que chegou no domingo (25) trouxe chuva ao interior de São Paulo, algo em torno de 15 milímetros, amenizando a situação. Mas, o tempo deve continuar seco e quente nos próximos dias, o que nos traz muita preocupação para que não ocorra mais incêndios. Porém, temos ciência de que as queimadas podem voltar a acontecer e os números e prejuízos podem aumentar”, reforça. 

Nogueira enfatiza ainda a importância do apoio do Governo Federal e Estadual neste momento.  “O pacote de ações no valor de R$ 10 milhões para apoiar produtores rurais que foram severamente impactados pelos recentes incêndios florestais ajudará. Mas, se houver outros incentivos para a compra de caminhões pipa, na redução dos juros para essa finalidade, também ajudará bastante os produtores rurais”, frisa o CEO da ORPLANA. 

De acordo com ele, a ORPLANA está atenta ao cenário e necessidades dos produtores de cana, buscando alternativas para minimizar o prejuízo da tragédia causada pelos incêndios, que prejudicam o meio ambiente, a segurança das pessoas e também a rentabilidade dos produtores rurais. “E reforçamos, mais uma vez, que toda a cadeia de produção da cana-de-açúcar está comprometida com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, ao seguir rigorosamente as diretrizes do Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde, que proíbe o uso de fogo na colheita de cana no Estado de São Paulo”, conclui Nogueira.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ORPLANA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário