Fenasucro & Agrocana: SENAI-SP destaca importância da qualificação profissional no setor da bioenergia
A escalada do aquecimento global nos últimos anos evidencia o quanto o processo de transição energética é uma demanda importante e urgente. O tema tem sido o centro de discussões e de planejamentos em diversos países. Entre os maiores produtores de biocombustíveis do mundo, o Brasil é considerado autoridade no assunto, com um mercado crescente e em constante evolução. Hoje, o principal desafio enfrentado pelo setor, para que ele atinja sua máxima potencialidade, é a falta de mão de obra especializada.
Um estudo realizado pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) estima que, até 2025, o déficit de profissionais para atender às demandas da indústria de energia limpa chegue a 532 mil. Estratégias para solucionar a questão serão debatidas durante a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana, que será realizada entre os dias 13 e 16 de agosto, em Sertãozinho (SP).
“O propósito da Fenasucro & Agrocana é manter quem constrói o setor sempre junto e engajado ao que é mais importante: o futuro. Conseguimos contemplar todas as frentes, desde as inovações tecnológicas trazidas pelos expositores em seus estandes, até a rica programação de conteúdo. Grandes nomes do mercado abordarão megatendências, cases de sucesso e, também, os desafios a serem superados, como a necessidade de promover uma capacitação de qualidade aos profissionais do ramo. Ter o SENAI-SP nesta missão e abordando este tema na feira é extremamente importante para todo mercado de bioenergia”, revela o diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone.
Capacitação e aperfeiçoamento
Devido à relevância que a bioenergia tem no cenário nacional e internacional, o SENAI-SP vem fazendo um enorme investimento na estruturação de cursos de aprendizagem e aperfeiçoamento voltados a todo o processo de produção das usinas e também em áreas transversais, como TI, eficiência energética, instrumentação e manutenção de máquinas e equipamentos. Como resultado, entre 2022 e 2023, registrou um aumento de 30,72% no total de matrículas relacionadas ao setor sucroenergético, responsável pela produção de grande parte da energia sustentável no Brasil.
A entidade ainda intensificou a prestação de serviços e atendimento à indústria de ponta a ponta, com consultorias personalizadas, pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. “O objetivo do SENAI é ser protagonista no apoio à transição energética no País, formando profissionais e disponibilizando tecnologias que tragam respostas ao setor, o que aumenta a eficiência e contribui para uma maior competitividade”, detalha Rafael Henrique de Melo Cunha, diretor do SENAI-SP.
Presença confirmada
O SENAI-SP estará presente na Fenasucro & Agrocana, tanto em painéis temáticos, falando sobre a importância da educação profissional de qualidade para o setor da bioenergia, quanto com duas unidades móveis, equipadas com tecnologia de última geração. Uma será a Indústria 4.0, focada na usina do futuro, e a outra voltada para a Conectividade.
“Inclusive, vamos gerar sinal 5G dentro da feira. A Fenasucro & Agrocana é o evento mais importante do mundo no setor. Tem um papel essencial para a disseminação de conhecimentos, tendências e tecnologias. Por isso, o SENAI não poderia ficar de fora”, conclui Cunha.
0 comentário
Estável nesta 6ª feira (20), açúcar encerra semana com baixas acumuladas de mais de 5% em NY
Preços do açúcar seguem com nova redução nas bolsas de NY e Londres nesta 6ª feira
Presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA participa de encontro em João Pessoa
Açúcar abre próximo da estabilidade e caminha para perda semanal acima de 6% em NY
Câmara aprova programa de incentivo a fontes renováveis e inclui produtores de cana
Açúcar: Possibilidade da Índia exportar pressiona cotações e NY tem nova baixa acima de 1%