Precificação da cana no Brasil e no mundo será tema de debate no Cana Summit
As diferenças na precificação e os modelos adotados em diferentes países produtores de cana-de-açúcar será tema de um dos painéis do Cana Summit, evento organizado pela ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), que será realizado nos dias 10 e 11 de abril, em Brasília/DF.
A temática será debatida na programação do primeiro dia e contará com a participação de representantes da ORPLANA, Platts, DATAGRO e outras organizações ligadas à precificação de subprodutos da cana. O painel terá a mediação do diretor de projetos do PECEGE (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas), Haroldo Torres.
"Vamos expor três situações. Primeiramente, a respeito das diferenças dos Consecanas (Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol) no Brasil. Em um segundo momento, que será o coração da palestra, iremos analisar como são os sistemas de pagamento de cana no mundo, com um olhar bem específico para alguns países como Austrália, Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Estados Unidos e Índia", revela Torres. "Iremos mostrar como é o modelo de remuneração adotado por eles, os produtos considerados e qual a participação do produtor sobre essa receita. E, para fechar, apresentar brevemente os sistemas de pagamento para a beterraba açucareira, também olhando para alguns países", completa.
Segundo o CEO da ORPLANA, José Guilherme Nogueira, o painel "Modelos e Precificação de Cana" tem o objetivo de mostrar as diferenças nos preços e na precificação entre os países produtores de cana, as formas de cálculo, como é o acordo entre as partes envolvidas e, ao mesmo tempo, colaborar por um melhor formato da precificação da cana por parte do Consecana-SP.
O painel ainda irá abordar os produtos considerados em cada modelo de precificação, além do processo de coleta, tratamento e armazenamento de dados.
"Queremos com esse painel mostrar com clareza as diferenças, a forma de captura de preço e o que entra em cada modelo, pois cada país tem uma forma de precificar a cana. O nosso, que agora está em revisão, está defasado e precisa incluir novos produtos, como a biomassa", destaca Nogueira.
Atualmente, a precificação da cana no Brasil só leva em consideração o etanol e o açúcar como subprodutos.
Revisão
Desde outubro de 2023, a ORPLANA e a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) anunciaram acordo para a revisão dos parâmetros técnicos e econômicos do Consecana-SP.
As conclusões dos trabalhos e sua deliberação estão previstas para serem publicadas até 30 de junho de 2024, com a aplicação de ajustes, se necessário, ainda na safra 2024/2025.
SERVIÇO
Cana Summit
Data: 10 e 11 de abril
Horário: Das 7h às 18h30 e das 8h às 16 horas
Local: CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil)
Mais informações: https://canasummit.com.br/
0 comentário
Açúcar abre em alta nesta 2ª feira e recupera parte das perdas registradas na última semana
Estável nesta 6ª feira (20), açúcar encerra semana com baixas acumuladas de mais de 5% em NY
Avanços em tecnologia e gestão melhoram eficiência de usinas sucroenergéticas e consolidam Brasil como líder global do setor
Preços do açúcar seguem com nova redução nas bolsas de NY e Londres nesta 6ª feira
Presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA participa de encontro em João Pessoa
Açúcar abre próximo da estabilidade e caminha para perda semanal acima de 6% em NY