Asplan participa do maior evento sobre controle biológico para cana-de-açúcar do NE com o case da produção de insumos em Camaratuba
O maior evento sobre controle biológico de pragas na cana-de-açúcar no Nordeste, o 2º Tecnobio Cana NE aconteceu em Maceió (AL), no dia 14 de maço e teve expressiva participação da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), com a palestra do biólogo da Estação de Camaratuba, Roberto Balbino, sobre ‘Manejo da broca da cana com parasitoide”. A Estação mantida pela entidade paraibana que produz Cotesia flavipes (vespas), que combate a broca-comum (Diatraea spp) e o Metarhizium anisopliae (fungos), que combate a cigarrinha da Folha (Mahanarva posticata).
Na minha apresentação, destaca Roberto, eu mostrei nossos cases de sucesso utilizando a Cotesia flavipes e utilizado outros parasitoides. “Eu apresentei toda a nossa tecnologia na produção de insumos biológicos para o Nordeste, principalmente em plantações da Paraíba e Rio Grande do Norte, com metodologia de avaliações, com posicionamento de produto de controle da broca da cana, os estudos, os levantamentos pré e pós-aquisição dos produtos biológicos, mostrando todas as condições de manejo próprias para a região Nordeste e também como a Asplan vem realizando os trabalhos no campo e em campo”, afirmou o biólogo.
Na ocasião, Roberto abordou ainda o importante apoio que a Asplan vem dando a pesquisa de insumos biológicos e investindo na Estação de Camaratuba. “Esse trabalho de manejo com insumos biológicos exige uma equipe preparada, estudos constantes, avaliações frequentes e o apoio que a diretoria e presidência da Associação vem dando a essa atividade tem sido fundamental para o sucesso deste trabalho”, reiterou Roberto.
Os controladores biológicos produzidos na Estação mantida pela Asplan são distribuídos gratuitamente para os associados da Associação e vendidos a preços acessíveis para o mercado. O Diretor do Departamento Técnico (DETEC) da Asplan, Neto Siqueira, explica que a entidade trabalha agora para expandir a produção. “Já fizemos várias melhorias na Estação, contratamos mais técnicos visando ampliar a produção de vespas, que acontece durante todo o ano, e também a de fungo que se concentra nos meses de março, abril, maio e junho. Além disso, disponibilizamos para nossos associados equipamentos para aplicação dos produtos e orientação técnica para o melhor uso deles”, explica Neto. A Estação, atualmente, conta com uma equipe de 25 profissionais, que atuam sob a supervisão do biólogo Roberto Balbino.
0 comentário
Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
Futuros do açúcar seguem pressionados e abrem novamente em queda nesta 6ª feira (22)
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana