Empresário Erasmo Carlos Battistella destaca potencial da energia limpa e renovável brasileira em apresentação do GT de Transição Energética do Conselhão ao presidente Lula

Publicado em 13/12/2023 08:38
“Como o potencial brasileiro de energia renovável, podemos ajudar o mundo a realizar sua transição energética e, ao mesmo tempo, alavancar o desenvolvimento econômico social e a reindustrialização do país”, destacou Battistella

O Grupo de Trabalho (GT) Transição Energética do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável apresentou os seus resultados e propostas ao Presidente Luis Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (12/12) no Palácio do Planalto, em Brasília. Coube ao conselheiro e presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, representar os 40 conselheiros que participaram desse GT e apresentar o resumo de recomendações resultado das discussões e estudos realizados em 20 reuniões.

Além de Battistela, foram coordenadores do GT Transição Energética:

  • Deyvid Bacelar - Assumiu em 2020 a Coordenação Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Ingressou na Petrobrás em 2006. Representa a CUT/CNQ/FUP.
  • Marcelo Moraes - É Presidente do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade doSetor Elétrico - FMASE, Vice-Presidente da Associação Brasileirados Investidores em Autoprodução de Energia.
  • Elbia Gannoum - Presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica) e vice-presidente do Global Wind Energy Council.
  • Marcos Augusto Guerra - Empresário e fundador do Grupo Energis8 do Brasil, tem trêsdécadas e meia de experiência em comércio e relações internacionais. Atua na ONG Desengarrafando Mentes.
  • Rubens Ometto - Presidente do Conselho de Administração do Grupo Cosan.

Os trabalhos contaram com o apoio dos ministérios de Minas e Energia, do Meio-Ambiente, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, das Relações Exteriores, da Fazenda e da Casa Civil.

ERASMO CARLOS BATTISTELLA:

“Transição Energética é o maior desafio para a descarbonização da economia global. No Brasil, apenas 20% das emissões de carbono provêm do setor energético. As emissões de carbono per capita do Brasil associadas ao setor de energia equivalem a 36% da União Europeia, 26% da China e 15% dos EUA.

Nosso patrimônio em transição energética é imenso no Brasil, com 85% da eletricidade gerada de fonte limpa; com os biocombustíveis, como etanol e o biodiesel, e com nossa Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que precisa ser fortalecida.

Como o potencial brasileiro de energia renovável, podemos ajudar o mundo a realizar sua transição energética e, ao mesmo tempo, alavancar o desenvolvimento econômico social e a reindustrialização do país.

Precisamos avançar nas políticas públicas com a aprovação do Projeto de Lei dos Combustíveis do Futuro e trabalhando no Arcabouço Legal-Institucional para criar os incentivos adequados para a descarbonização do setor energético no Brasil, para aproveitar as oportunidades geradas pela transição energética, destravar investimentos e para promover a reinserção do país nas cadeias avançadas da economia global e promover uma transição energética justa e inclusiva.

Nossa expectativa é de avançar nos marcos regulatórios para produção de hidrogênio de baixo carbono, para definição do mercado de carbono, do modelo de eólicas offshore, e da definição de um Programa de Mobilidade Sustentável para acompanhar o PL Combustíveis do Futuro a partir de um benchmark internacional sobre estratégias de mobilidade sustentável.

Precisamos de iniciativas de geopolítica para criar acordos internacionais com o Oriente Médio e a Ásia, que permitam exportar a nossa produção de energias limpas. E assim nos tornarmos o maior produtor de energia limpa do mundo!”

Battistella agradeceu ainda a contribuição de Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer, e de Marcelo Araújo, Diretor Executivo Corporativo do Grupo Ultra Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Downstream / Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.

Em discurso no final do evento, o Presidente Lula agradeceu as sugestões de todos os grupos e pediu ao Ministro Alexandre Padilha o estudo de viabilidade econômica de todos os projetos para suas implantações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Be8

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário