Porto de Açu terá usina de biometano a partir da cana em projeto com Coagro e ZEG Biogás

Publicado em 04/10/2023 15:12

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), a ZEG Biogás e o Porto do Açu assinaram um memorando de entendimento para implantação de uma usina de biometano no complexo portuário do norte fluminense, segundo anúncio das empresas nesta quarta-feira.

Com capacidade inicial de produção de 5 milhões de metros cúbicos por ano, a usina será a primeira do Estado do Rio de Janeiro a utilizar vinhaça (subproduto da cana-de-açúcar) para geração do biogás que posteriormente será processado em biometano -- combustível renovável equivalente ao gás natural.

Os primeiros estudos sobre o empreendimento preveem a implantação de uma unidade de produção de biometano com custos estimados em 60 milhões de reais.

Com a ampliação da disponibilidade de biomassa local, que será fornecida pela Coagro, os investimentos poderão ser ampliados, assim como a oferta de biometano para o mercado, apontaram as empresas.

No futuro, o projeto também poderá utilizar outros substratos agrícolas além da vinhaça para produzir o combustível renovável.

A expectativa é que a decisão de investimento ocorra no primeiro trimestre de 2024, para que a planta inicie operação comercial em 2025.

Pelo memorando assinado, a Porto do Açu atuará como plataforma de infraestrutura, fomentando o consumo do biometano nas instalações industriais, fazendo o transporte dos veículos de carga e providenciar equipamentos logísticos.

Já a ZEG Biogás proverá as soluções tecnológicas para geração do biogás e purificação em biometano, além de atuar como potencial investidor do projeto e comercializar com exclusividade todo o biocombustível produzido.

"O objetivo é viabilizar no Porto do Açu... uma oportunidade para a agroindústria fluminense, que já foi um importante produtor de cana-de-açúcar do país, e busca retomar sua posição de destaque", diz o comunicado.

Atualmente, o potencial de produção de cana na área de influência do Açu é de cerca de 2,1 milhões de toneladas por ano, segundo informações das empresas envolvidas no projeto.

(Por Letícia Fucuchima)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário