Baterias de veículos elétricos terão que ser 50% mais leves no futuro, diz executivo da Stellantis

Publicado em 08/09/2023 14:55 e atualizado em 08/09/2023 15:43

Logotipo Reuters

MILÃO (Reuters) - A montadora Stellantis quer desenvolver baterias mais leves para veículos elétricos, reduzindo o peso pela metade a fim de melhorar a sustentabilidade, disse o chefe de tecnologia do grupo nesta sexta-feira.

Ned Curic disse que as atuais baterias de veículos elétricos (EV) são "muito pesadas", tornando os veículos "incompatíveis" com os propósitos de sustentabilidade.

"Portanto, o que tenho em mente, e é uma meta muito difícil para minha equipe até 2030, é mudar o peso da bateria para uma bateria pelo menos 50% mais leve", disse Curic durante a inauguração de um centro de tecnologia para baterias da Stellantis em Torino, na Itália.

Ele disse, no entanto, que realmente "não tem ideia" de como será a "bateria do futuro".

"Teremos que pensar em materiais completamente novos, em uma nova química, em uma nova maneira de substituir esses materiais pesados ​​por algo muito mais leve", disse ele.

Como parte dos seus esforços de longo prazo para melhorar as baterias, a terceira maior montadora do mundo em vendas, cujas marcas incluem Fiat, Peugeot e Jeep, disse ter investido 40 milhões de euros no seu centro em Turim, que irá concentrar-se em testes internos e no desenvolvimento de baterias EV para os próximos veículos do grupo.

Uma instalação semelhante para a América do Norte está sendo construída em Windsor, no Canadá, acrescentou a empresa.

(Reportagem de Giulio Piovaccari)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário