Alysson Paulinelli é homenageado na Megacana 2023
Citado como um dos nomes de referência em defesa do agronegócio brasileiro, a Canacampo denominou o CADI – Centro de Aprendizagem, Difusão e Inovação, com o nome do produtor e ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli, falecido recentemente. A entidade destacou o papel importante que ele desempenhou na luta pela valorização do agronegócio.
Ainda na parte da manhã de quinta-feira, 10, foram entregues as homenagens às personalidades que contribuíram com o setor. Receberam o troféu Megacana: Deputado Estadual Raul Belém; a secretária de Meio Ambiente, Marília Melo; o Grupo Jalles Machado, representado por Joel Soares (Usina Santa Vitoria); Pedro Roberio Nogueira, Presidente do Sindaçúcar; Luís Cláudio Inácio da Silveira, UFV\Ridesa; Vagner Laércio Gomes, da Sergomel; Franciele Bernal Rivero Nogueira, diretor financeira da Fazenda Santo Antônio e diretora da Canacampo, Vilmar Roge Salomão e Alemar Roge Salomão, sócios da Agropecuária Avil e fornecedores Canacampo; Amadeu Bernardes, produtor da fazenda Santo Inácio; e o ex-ministro da Agricultura, Marcos Montes Cordeiro.
O coordenador do grupo de trabalho da Reforma Tributária, deputado federal Regional Lopes, falou sobre a legislação, que ainda tem que ser votada no Senado Federal. Ele destacou alguns pontos da legislação em relação ao agronegócio e afirmou que, praticamente 90% das demandas do Setor Sucroenergético foram atendidas na reforma tributária. Ele também ressaltou a importância do setor para o Brasil. Durante esse bate-papo na Megacana, Lopes estava acompanhado do CEO da Coruripe, Reginaldo Lopes e do presidente do Conselho de Administração da CMAA, José Francisco Santos.
A tarde do último dia (10), da Megacana Tech Show Brasil, foi marcada pela palestra do técnico da Seleção Brasileira de Voleibol, Zé Roberto Guimarães. Em uma palestra dinâmica e motivadora, ele falou sobre liderança e performance, destacando os desafios de sua carreira e o trabalho em equipe, que resultaram em grandes conquistas.
Ainda na quinta, aconteceu o painel da Faemg Senar que contou com uma palestra de Evaristo Mirando, doutor em Ecologia pela Universidade de Montpellier, na França. É pesquisador da Embrapa e membro da Academia Nacional de Agricultura da SNA e do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. Miranda tem 1.400 artigos publicados no Brasil e exterior e é autor de 56 livros. O tema de Miranda foi Produção Sustentável. O pesquisador afirmou que “nenhuma categoria profissional preserva mais o meio ambiente, destina recursos e tempo que os agricultores”. O painel contou com a participação dos secretários de Estado da Agricultura, Thales Fernandes, de Meio Ambiente, Marília Melo e o presidente do sistema Faemg Senar, Antônio Pintagui de Salvo.
O consultor Marcelo Prado, durante sua palestra “O caminho para vencer em mercados competitivos como o da soja”, destacou o potencial do agronegócio, a valorização da produção agrícola e deu orientações para acertar de forma efetiva nas tomadas de decisões, lembrando da necessidade de se acompanhar as informações políticas, da economia, do mercado, bem como ser digital e ter profissionais capacitados. Já Cláudio Júnior Oliveira, Diretor Operacional do Sindag, lembrou que o setor da aviação agrícola é um dos principais fomentadores para o desenvolvimento tecnológico, principalmente no combate e defesa de pragas, no manejo das lavouras, e na otimização de tempo. O Brasil tem a segunda maior frota área agrícola do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Ainda na sexta, aconteceu o painel Papo com as Usinas com Mário Lorencato (Coruripe), Marcelo Bosquetti (CMAA) e Manoela Vizzotto (Santo Ângelo) e o presidente da Siamig, Mário Campos, como mediador. Também aconteceu novamente, o painel dos Produtores, com Silvio Neto, Pedro Júnior, Thiago Xavier e Luciano Contim. Após o encerramento das palestras, os participantes deram continuidade as visitas aos estandes.
A feira foi uma realização da Cancampo e Siamig. A Solis foi a agência oficial do evento. Entre as empresas patrocinadoras estavam: Ubyfol, Coruripe, Koppert, Sergomel, Copercana, Basf, Bayer (Master) e Semeagro, Invicta Bio e Carbom Brasil (Ouro).
0 comentário
Futuros do açúcar têm leve recuperação em NY, mas seguem pressionados pela produção brasileira
Média diária de exportação de açúcar até a 3ª semana de dezembro é 42% inferior à de 2023
Problemas climáticos afetam produção de açúcar da Índia e expectativas de exportação
Alta do açúcar nesta 2ª feira (23) perde força e cotações ficam praticamente estáveis em NY
Açúcar abre em alta nesta 2ª feira e recupera parte das perdas registradas na última semana
Estável nesta 6ª feira (20), açúcar encerra semana com baixas acumuladas de mais de 5% em NY