Mistura de 30% de etanol no Brasil tiraria mais 3,5% de açúcar do mercado, calcula Citi

Publicado em 19/07/2023 15:18

Logotipo Reuters

Por Marcelo Teixeira

(Reuters) - A proposta do governo brasileiro de aumentar a mistura de etanol na gasolina de 27% para 30% levaria atualmente ao uso de 3,5% adicionais do açúcar recuperável do país para produzir o biocombustível, mostrou um estudo do Citi Research.

O governo está prestes a enviar um projeto de lei sobre a proposta ao Congresso. A medida provavelmente será aprovada, já que a indústria de etanol tem o apoio da bancada parlamentar do agronegócio.

O analista do Citi, Gabriel Barra, disse que, se aprovada, a lei provavelmente aumentará o consumo de etanol no Brasil em 1,2 bilhão de litros na temporada 2024/25, para 36 bilhões de litros.

Para fazer frente a esse aumento, as usinas precisariam utilizar 3,5% a mais do total de açúcar recuperável (ATR) da safra de cana-de-açúcar, chegando a 62 milhões de toneladas de ATR.

Cerca de 90% do etanol brasileiro é produzido a partir da cana-de-açúcar, sendo o restante proveniente do milho. As usinas utilizam a sacarose extraída da cana-de-açúcar para produzir açúcar e etanol. A proporção costuma depender das condições do mercado.

Um mandato maior para a mistura de etanol limitaria a produção de açúcar. Outros países que estão impulsionando o uso de biocombustíveis também enfrentam o mesmo problema.

A BMI, uma unidade de pesquisa da Fitch Solutions, disse em um relatório no início deste mês que o programa de etanol da Índia limitará as futuras exportações de açúcar do país.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário