Fenasucro & Agrocana é vitrine de produtos e tecnologias em bioenergia
Fomentar e divulgar produtos e tecnologias que levam e mostram ao mundo a capacidade do setor bioenergético é um dos compromissos da Fenasucro & Agrocana, única feira do mundo exclusivamente voltada à cadeia de bioenergia.
Há 29 anos a feira é palco de inúmeros lançamentos de inovações e tendências para o setor, que reforçam sua escalada de investimentos visto a demanda mundial crescente por sustentabilidade. E em 2023 não será diferente! O evento, que será realizado de 15 a 18 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP, contará com cerca de 800 marcas em exposição e mais de três mil produtos de marcas nacionais e internacionais em quatro macrossetores: bioenergia, agrícola, indústria e transporte e logística.
Nesta 29ª edição, a apresentação de novas tendências em bioenergia serão destaque na Fenasucro & Agrocana, que tem como foco a transição energética global, destacando as questões de sustentabilidade e eficiência.
“Somos reconhecidos por levar inovações e discutir as tendências dos próximos anos. O Brasil está posicionado em um patamar diferenciado por ser protagonista do setor de bioenergia. E, neste contexto, as novidades em biocombustíveis, bioeconomia e a transição energética são pontos chaves que iremos trazer durante a Fenasucro & Agrocana”, destaca o diretor da feira, Paulo Montabone.
Para a edição de 2023 a expectativa é receber mais de 42 mil visitantes, vindos de todo o Brasil e de mais 47 países. Além de representantes de 100% das usinas brasileiras.
Vitrine tecnológica
Ao longo destes 29 anos de Fenasucro & Agrocana são muitos os projetos, produtos e tecnologias lançados ao mercado por meio da feira. Entre eles, destaca-se o “Whey de Cana” – cápsulas de proteína extraída da cana-de-açúcar usadas como suplemento alimentar; bem como o plástico verde, produzido a partir da cana; e o Diesel Verde, lançado em 2022 como grande promessa e oportunidade ao etanol por se tratar de uma nova tecnologia que transforma o butanol em um substituto ao diesel, sem a modificação nos motores.
Além destes, em 2016, o evento também apresentou ao mundo o projeto brasileiro Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que havia desenvolvido o protótipo de um veículo individual movido a etanol, de alta eficiência energética, com autonomia de 309 quilômetros utilizando apenas um litro do biocombustível.
A façanha ganhou projeção mundial e passados sete anos, o projeto continua em evolução. Prova disso é que em abril deste ano, durante a corrida 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos, a Pato a Jato reafirmou um novo recorde, visto que o carro alcançou 768 quilômetros com um litro de etanol.
Para Fernando Barbosa, diretor da Pato a Jato este foi um marco histórico e que mostra o futuro do etanol como o principal biocombustível em competições automobilísticas. “Essa foi a primeira vez que utilizaram um combustível 100% renovável em uma competição desse tamanho. Vemos o etanol despontando como uma opção promissora no mundo automotivo atual, impulsionando tanto a eficiência quanto a potência dos veículos”, revela.
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