Safra de cana 22/23 próxima da finalização faz indicador Cepea do açúcar retomar máximas do início do ano
A safra 2022/23 de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil está próxima da finalização. De acordo com dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), no acumulado da safra, 175 unidades já tinham finalizado os trabalhos de moagem até o final de novembro.
A expectativa indica que 23 unidades ainda faltam encerrar os trabalhos nos primeiros quinze dias de dezembro. Ou seja, falta pouca cana-de-açúcar ainda para ser processada.
Diante desse cenário de praticamente entressafra visto no mercado do adoçante, os preços do açúcar seguem renovando altas. O indicador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP) já retoma as máximas do início deste ano.
Nesta terça-feira (13), por exemplo, o índice Cepea/Esalq do açúcar cristal branco (Icumsa 130-180) fechou em R$ 139,17 a saca de 50 quilos, queda diária de 0,12%, mas acumula no mês avanço de 2,11%.
"A tendência de alta dos preços está atrelada ao fim do processamento da cana-de-açúcar na safra 2022/23. Segundo levantamentos do Cepea, a produção estava prevista para terminar no final de novembro na maioria das usinas de SP, com apenas algumas delas ainda funcionando em dezembro. A oferta de açúcar cristal branco (Icumsa 180) foi menor no final do mês. Porém, é importante considerar que, ao longo da safra, apenas a oferta do açúcar cristal Icumsa 150 foi baixa", disse em nota o Cepea.
No exterior, por outro lado, as cotações do açúcar bruto têm recuado desde o final de novembro influenciadas tanto pela forte desvalorização dos barris de petróleo quanto pela valorização do dólar frente ao real. "Além disso, segundo a Associação Indiana de Usinas de Açúcar (ISMA), a Índia pode exportar mais açúcar na atual temporada, totalizando de 8 a 10 milhões de toneladas", complementa o centro.
A Unica trouxe na segunda-feira (12) que a produção acumulada de açúcar na safra 2022/23, até a segunda quinzena de novembro, totalizou 32,94 milhões de toneladas, frente às 32,04 milhões de toneladas do ciclo anterior (+2,82%). "Esse avanço segue em linha com a expansão da moagem, uma vez que se observado o indicador de quilos de açúcar por tonelada de cana, a variação é positiva em apenas 0,74%", disse a Unica na divulgação.
Leia mais:
0 comentário
Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
Futuros do açúcar seguem pressionados e abrem novamente em queda nesta 6ª feira (22)
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana