Tereos faz 'pedágio' para conscientizar população sobre prevenção a incêndios
Com o objetivo de minimizar os impactos da estiagem no meio ambiente, a Tereos Açúcar & Energia Brasil, uma das líderes na produção de açúcar, etanol e energia do país, realiza, nos próximos dias 3, 4 e 5, ação de pedágio para conscientização da população em geral sobre como prevenir potenciais focos de incêndio em áreas verdes e canaviais.
A iniciativa será realizada em pontos estratégicos de oito cidades próximas das unidades industriais da Tereos: Olímpia, Tanabi, Colina, Guaíra, Guaraci e Pitangueiras, além de Barretos e São José do Rio Preto. Serão distribuídos materiais informativos, com dicas sobre como evitar incêndios em áreas próximas a rodovias, bem como regiões verdes localizadas em áreas urbanas, além de lixocar com porta-bitucas de cigarros.
Nesta safra, a Tereos antecipou sua campanha de prevenção e combate a incêndios, com o intuito de reforçar a conscientização sobre os principais causadores de focos de incêndio e como preveni-los. Durante a campanha, a empresa visa contemplar a conscientização de diferentes públicos, como população ribeirinha, pescadores, estudantes de escolas das regiões onde a empresa atua e população em geral, reforçando a importância das ações preventivas e cuidados necessários.
De acordo com Renato Zanetti, Superintendente de Sustentabilidade e Excelência Operacional da Tereos, com a chegada do tempo seco no Sudeste, os canaviais sofrem com a ameaça iminente dos incêndios, que podem provocar prejuízos para o meio ambiente e as usinas. “Diante disso, além do investimento em tecnologias e projetos internos para minimizar esses riscos, é fundamental investirmos em uma ampla campanha preventiva para termos o apoio de todos nesse combate”, explica.
Prevenção
Além das campanhas de conscientização, a Tereos conta com uma série de soluções e projetos internos para diminuir a incidência de incêndios em seus canaviais.
Uma das principais ferramentas é o monitoramento das áreas via satélite, que permite acompanhar áreas de maior risco e, até mesmo, detectar focos de incêndio com mais agilidade – atualmente, o tempo de detecção é de, em média, quatro minutos – o que contribui para reduzir a extensão das áreas impactadas.
Além disso, a Tereos conta com ações no campo, como checklist e limpeza de aceiros, rondas internas e colheita antecipada em áreas estratégicas. As iniciativas, em conjunto, permitiram a redução de 52% na extensão de canaviais queimados na safra 21/22.
0 comentário
Açúcar sobe nesta 6ª feira impulsionado pelo petróleo mas fecha semana com variação negativa
Produção de açúcar dos EUA atingirá recorde em 2024/25, prevê USDA
Cotações do açúcar em NY invertem movimento e têm leves baixas neste início de tarde
Preços do açúcar têm recuperação e abrem com ganhos em NY e Londres
Açúcar: março/25 fecha com queda de 0,73% em NY; consultoria destaca tom de baixa nos preços
Agora é Lei: produtores de cana-de-açúcar têm direito ao pagamento de créditos de carbono