Açúcar cai mais de 1% em NY e Londres nesta tarde de 5ª feira
Os futuros do açúcar têm perdas de mais de 1% nesta tarde de quinta-feira (17) nas bolsas de Nova York e Londres. O mercado sente o peso da sinalização do Federal Reserve (Fed) de que poderá aumentar as taxas de juros mais rapidamente, além de atenção ao clima no Brasil.
Por volta das 12h (horário de Brasília), o açúcar bruto registrava desvalorização de 1,34%, negociado a US$ 16,97 c/lb na Bolsa de Nova York. Enquanto que o tipo branco cotado em Londres registrava perdas de 1,37%, a US$ 431,00 a tonelada.
O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) destacou em divulgação na véspera suas projeções para o primeiro aumento nas taxas de juros pós-pandemia em 2023, segundo a agência de notícias Reuters, e também abriu a discussão sobre redução de compra de ativos.
Esse movimento gerou uma valorização do dólar sobre outras moedas e as ações de diversos setores despencam nas bolsas internacionais.
Além disso, segue no mercado do adoçante a repercussão de alívio na condição de estiagem no Centro-Sul do Brasil com chuvas registradas nos últimos dias, segundo empresas meteorológicas, mas ainda assim os últimos meses foram marcados por baixos volumes de precipitação nas áreas produtoras.
“As áreas de cultivo da parte Sul e Sudeste do Brasil estão recebendo algumas chuvas benéficas, com o Paraná e partes de São Paulo com as melhores precipitações”, disse em relatório na véspera o analista da Price Futures Group, Jack Scoville.
O mercado do adoçante também tem pressão adicional nesta quinta-feira das perdas do petróleo WTI e do Brent no mercado internacional, que impactam diretamente sobre o etanol e, consequentemente, na decisão de produção das usinas. No Brasil, o valor do biocombustível está bastante valorizado.
Veja mais:
» Preço do etanol no BR está 4% maior que do açúcar Nº 11 NY pela 2ª semana seguida
0 comentário
Futuros do açúcar têm leve recuperação em NY, mas seguem pressionados pela produção brasileira
Média diária de exportação de açúcar até a 3ª semana de dezembro é 42% inferior à de 2023
Problemas climáticos afetam produção de açúcar da Índia e expectativas de exportação
Alta do açúcar nesta 2ª feira (23) perde força e cotações ficam praticamente estáveis em NY
Açúcar abre em alta nesta 2ª feira e recupera parte das perdas registradas na última semana
Estável nesta 6ª feira (20), açúcar encerra semana com baixas acumuladas de mais de 5% em NY