Greves na Colômbia impedem produção de açúcar e preços internos disparam
As greves generalizadas na Colômbia têm impedido os trabalhos de processamento para a produção de açúcar no país. Com a paralisação, os preços de negociação da commodity disparam desde o mês de março, segundo dados da trading inglesa Czarnikow.
"A produção de açúcar está atualmente suspensa em Cali, principal região açucareira da Colômbia, e as exportações também pararam. Como resultado, os preços estão se aproximando da máxima de um ano", destacou a trading em relatório.
Preços do açúcar colombiano em alta (COP/kg) - Fonte: Czarnikow
Protestos generalizados marcam a vida dos colombianos desde o final de abril como oposição a uma reforma tributária do governo. Depois disso, as manifestações seguiram com demandas relacionadas com renda básica, oportunidades para os jovens e contra a violência policial.
No último mês de maio, segundo informações da agência de notícias Reuters, 17 mortes de civis foram relacionadas com as greves, além de dois policiais.
Apesar dos impactos na produção de açúcar, a Colômbia é apenas a 14ª produtora de açúcar no mundo, com cerca de 2 milhões de t, e 10ª exportadora global, com embarques estimados na safra 2020/21 (outubro-setembro) em 700 mil t e 2021/22 em 770 mil t.
0 comentário

Açúcar recua novamente nesta 6ª feira (16) e acumula perdas acima de 1% na semana

Mercado do açúcar em estabilidade nesse último dia da semana

Açúcar fecha com quedas acima de 2% pressionado por expectativa de superávit global

Clima para o próximo trimestre deve ser marcado por poucas chuvas e baixa probabilidade de geadas

OIA aumenta previsão de déficit global de açúcar em 2024/25

Mercado do açúcar recua, com olhar atento para o avanço da safra no Brasil