Após escassez de contêineres, Índia exporta recorde de açúcar em março
A Índia, segunda maior produtora e uma das maiores exportadoras de açúcar do mundo, registrou volume recorde de embarques no último mês de março, com 1,2 milhão de toneladas, segundo dados levantados pela trading inglesa Czarnikow. Na temporada 2020/21 (outubro-setembro), os embarques 3,8 milhões de t.
"A maior parte das exportações de açúcar do mês passado foi de açúcar bruto por meio de navios a granel, já que as usinas conseguiram contornar a sucessiva escassez de contêineres", destacou em relatório a trading.
Exportações de açúcar a granel da Índia nos últimos anos - Fonte: Czarnikow
O volume recorde exportado em março foi 40% maior do que o recorde mensal anterior estabelecido em fevereiro de 2020. Com esse salto no último mês, e mantendo os embarques em alta, a Índia não deverá ter problemas para cumprir a meta de seu subsídio à exportação de açúcar de 6 milhões de t para a safra.
As exportações do tipo bruto em março pela Índia foram de 820 mil t, um avanço de 367 mil t sobre o mês anterior. Neste ano, o país exportou cerca de 1,39 milhão de t de açúcar bruto. "Este forte ritmo de exportação de açúcar bruto deve continuar, com mais 669 mil t já indicadas para embarque em abril", disse a Czarnikow.
O principal comprador do açúcar bruto da Índia neste ano foi a Indonésia.
Exportações de açúcar bruto da Índia (usinas) - Fonte: Czarnikow
Os embarques de açúcar branco em março totalizaram 378 mil t, com uma queda de 24 mil t no comparativo mensal. A Índia acumula no ano exportação do tipo de 1,15 milhão de t, sendo o Afeganistão o principal comprador do produto indiano.
Exportações de açúcar branco da Índia (usinas) - Fonte: Czarnikow
0 comentário
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
OIA reduz previsão de déficit global de açúcar para 2024/25
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp