Tereos fecha acordo com VLI para transportar açúcar; investimentos superam R$ 200 mi

Publicado em 27/06/2018 11:20

LOGO REUTERS

PARIS (Reuters) - A Tereos assinou um contrato de 30 anos para a empresa brasileira de logística VLI transportar 1 milhão de toneladas por ano do açúcar bruto da produtora francesa, e as duas companhias também concordaram em investir em dois novos armazéns no Estado de São Paulo, disseram ambas nesta quarta-feira.

O acordo dá à Tereos, segunda maior produtora de açúcar do mundo, uma ligação ferroviária ao porto a partir de seu centro de produção no interior do maior produtor e exportador de açúcar do mundo, o Brasil.

Pelo acordo, a Tereos investirá 145 milhões de reais e a VLI, 60 milhões, em dois anos, disseram as empresas em comunicado conjunto.

Um dos dois novos armazéns ficará em Guará, próximo ao polo de produção da Tereos, com capacidade de armazenamento de 80 mil toneladas, enquanto o segundo estará no terminal Tiplam, da VLI, no maior porto da América Latina, em Santos, com capacidade para 114 mil toneladas.

Ambos os armazéns, que devem ser concluídos até o final de 2019, serão operados pela VLI.

O acordo também inclui um compromisso de longo prazo para transportar 1 milhão de toneladas de açúcar bruto por ano de Guará até o Tiplam.

O terminal Tiplam iniciou suas operações com dois berços no ano passado, permitindo que a VLI movimentasse 4,6 milhões de toneladas de açúcar em 2017, o dobro do volume de 2013, disseram as empresas.

A Tereos Commodities comercializou cerca de 1,4 milhão de toneladas de açúcar globalmente no ano fiscal de 2017/18, 40 por cento acima do ano anterior.

A Tereos recuperou uma participação de 100 por cento de suas usinas no Brasil no ano passado depois de comprar os 45 por cento restantes que ainda não possuía em seu empreendimento com a estatal Petrobras, por 202 milhões de dólares.

Os principais acionistas da VLI incluem a mineradora brasileira Vale, a japonesa Mitsui e a gestora de ativos canadense Brookfield

(Por Sybille de La Hamaide)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário