Vendas de etanol hidratado disparam no fim da safra 2017/18 do centro-sul

Publicado em 22/12/2017 12:53

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de etanol hidratado das usinas do centro-sul do Brasil aumentaram 36,3 por cento na primeira quinzena de dezembro, para 750,75 milhões de litros, em momento em que a produção da temporada 2017/18 caminha para seu final, informou nesta sexta-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), que representa o setor.

"A expectativa é de que o ritmo de vendas permaneça aquecido em dezembro, frente à maior competitividade do biocombustível na comparação com a gasolina", explicou o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em comunicado.

A alta nos preços da gasolina se deve a repasses quase que diários da Petrobras, que busca seguir o mercado internacional do petróleo.

Já as vendas totais na quinzena, incluindo o anidro (misturado à gasolina), somaram 1,16 bilhão de litros --sendo 16,80 milhões de litros destinados à exportação e 1,14 bilhão de litros ao mercado interno--, um aumento de mais de 15 por cento na comparação anual.

O aumento das vendas puxou a produção de etanol no final da safra, que subiu 46,5 por cento na comparação anual, para 494 milhões de litros, na primeira quinzena do mês.

"Refletindo a relação atual de preços relativos e a proximidade da entressafra, o mix na quinzena se apresentou altamente favorável ao etanol", acrescentou Padua.

A proporção de cana destinada à fabricação de etanol aumentou, elevando o total no acumulado da safra até 16 de dezembro para 53 por cento.

Com isso, no acumulado da safra, a produção de etanol reagiu e superou em 0,8 por cento o registrado na temporada anterior, para 24,96 bilhões de litros.

E a produção quinzenal de açúcar atingiu 505,75 mil toneladas na primeira metade de dezembro, aumento de 34,8 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado. No acumulado da safra, atingiu 35,6 milhões de toneladas, registrando ainda ganhos de 1,45 por cento ante o mesmo período do ciclo anterior.

A moagem de cana do centro-sul do Brasil atingiu 10,445 milhões de toneladas na 1ª quinzena de dezembro, aumento de 44,5 por cento ante o mesmo período do ano passado, segundo a Unica, que apontou moagem acumulada de 578,76 milhões de toneladas, uma queda de 1,7 por cento na comparação anual.

De acordo com Padua, a região está com a "safra praticamente encerrada" e deverá haver "alguma moagem residual na segunda quinzena de dezembro e uma quantidade reduzida de cana processada no mês de março".

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário