Usinas da Índia esperam fechar novos contratos para exportar 1 mi t de açúcar
DUBAI (Reuters) - Usinas indianas de açúcar já contrataram a venda de 1 milhão de toneladas do produto para a temporada 2015/16 e esperam assinar acordo para outro 1 milhão, com exportações destinadas à China, disse nesta segunda-feira o presidente de uma associação do setor.
"Um milhão de toneladas foram contratadas e mais um milhão de toneladas serão contratadas", disse o presidente da Associação Indiana das Usinas de Açúcar, Tarun Sawhney, em uma conferência em Dubai.
Do total de 1 milhão de toneladas contratadas, cerca de 700 mil toneladas já saíram do país.
Sawhney disse que muitos dos atuais e futuros contratos foram com Mianmar, de onde o açúcar deve sair por contrabando para a China, maior importador global.
"O açúcar irá para a China", afirmou. "Os contratos são todos por Mianmar e de lá o açúcar é levado para a fronteira norte do país."
O contrabando de produtos agrícolas na fronteira da China com Vietnã e Mianmar é um problema antigo.
A indústria de açúcar da China já pediu que o governo de Pequim enfrente o ressurgimento do contrabando na região, onde estima-se que grandes volumes de açúcar barato cruzaram a fronteira ilegalmente nos últimos meses.
Sawhney disse que a produção de açúcar da Índia deverá alcançar 26 milhões de toneladas na temporada 2015/16, que vai de outubro a setembro, e que provavelmente o mesmo volume deverá ser registrado em 2016/17.
A Índia produziu 28,3 milhões de toneladas em 2014/15.
"Ainda é muito cedo para dizer, mas provavelmente não haverá aumento ou queda", disse o executivo. "A produção em Uttar Pradesh provavelmente irá compensar uma queda de Maharashtra e Karnataka."
A primeira seca de dois anos consecutivos em quase três décadas atingiu as lavouras de cana nos importantes Estados produtores de Maharashtra, Karnataka e Uttar Pradesh.
"Maharashtra e Karnataka certamente terão um menor plantio e uma menor disponibilidade de cana no próximo ano", disse Sawhney.
Ele afirmou também que a Índia irá atingir, pela primeira vez, seu objetivo de misturar 5 por cento de etanol em toda a gasolina vendida no país em 2015/16, e talvez até supere este índice.
(Por Maha El Dahan)
0 comentário

Açúcar fecha com ganhos em torno de 1% nas bolsas de NY e Londres

Mercado do açúcar mantém ritmo baixista nesta terça (22) na Bolsa de NY

Em dia de liquidação, açúcar fecha com tímidas quedas em NY

Açúcar tem tímidas quedas nos preços em Nova York neste início de tarde

Preços do açúcar em NY têm tímidas altas nesta segunda-feira (21)

Petróleo fecha com alta semanal por esperanças de acordo comercial e novas sanções ao Irã