Safra mineira de cana-de-açúcar é de 53,3 milhões de toneladas
A produção mineira da cana-de-açúcar destinada ao setor sucroalcooleiro, na safra 2015/2016, deve ser de 53,3 milhões de toneladas. Esse volume representa 8,1% da safra nacional e coloca o estado como o terceiro produtor de cana no ranking nacional. Os dados fazem parte do 2º Levantamento de Safra da Conab e analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
No setor sucroalcooleiro, 50,8% da safra são utilizados na fabricação do etanol e 41,8% são destinados à produção de açúcar. Na avaliação do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz, a maior destinação da safra para a produção de etanol vem ocorrendo em função dos incentivos fiscais ao setor. “A redução do ICMS de 19% para 14% deu maior competitividade ao etanol em relação à gasolina e isso passa a ser uma opção para o setor sucroalcooleiro, uma vez que os estoques mundiais de açúcar estão elevados, impedindo a sua valorização nos mercados interno e externo”, explica o secretário João Cruz.
Em Minas, a produção de cana para o setor sucroalcooleiro está concentrada na região do Triângulo Mineiro, responsável por 64,5% da safra. Os principais municípios produtores são Uberaba (6,2 milhões de toneladas), Frutal (5 milhões), Santa Vitória (3,5 milhões), Conceição das Alagoas (3 milhões) e Campo Florido (2,6 milhões).
Exportação
No período de janeiro a julho de 2015, a exportação dos produtos do complexo sucroalcooleiro gerou renda de US$ 384,3 milhões. O valor corresponde a 8,8% do faturamento total das exportações do agronegócio mineiro, que ficaram em US$ 4,3 bilhões. O segmento ocupa o quarto lugar na pauta mineira das exportações do agronegócio, atrás do café, soja e carnes.
Os principais países importadores da produção mineira são China (17,2%), Egito (11,1%), Arábia Saudita (7,5%) Malásia (5,4%) e um grupo formado por 37 países que, juntos, respondem por 40,9% das compras.
0 comentário

Açúcar/Cepea: Indicador tem nova alta

Preços do açúcar sobem em NY e Londres com apoio na valorização do petróleo

Feira do Agro Coplacana é oportunidade para cooperados se planejarem para próxima safra

Aumento dos preços internacionais dos fertilizantes e diminuição da produtividade deixam gestão dos produtores de cana no limite da sustentabilidade

Mercado do açúcar avança levemente, mas segue pressionado por cenário global de alta oferta

Açúcar devolve ganhos da véspera e fecha semana em queda nas bolsas de Nova Iorque e Londres